Toledo: uma cidade medieval bem pertinho de Madri

Quem viaja a Madri, capital da Espanha, tem a opção de fazer um bate-volta até Toledo, que é uma cidade medieval muito encantadora. Já tive a oportunidade de fazer esse passeio duas vezes e conto aqui um pouco sobre essa experiência.

A viagem de Madri a Toledo é fácil, barata e sem muita dor de cabeça, desde que você se programe com um pouco de antecedência. Do contrário, poderá perder tempo tentando fazer esse deslocamento. Por isso, indicamos que se organize pelo menos um dia antes da viagem.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

#Como chegar a Toledo

Situada a aproximadamente 70 km da capital Madri, você poderá ir até Toledo de carro, em uma excursão, ou de outras duas maneiras:

Ônibus: que saem da estação Plaza Elíptica em Madrid e a viagem dura 1 hora.

Trem: os trens de alta velocidade saem da Estação Puerta de Atocha em Madrid e a duração da viagem é de 33 minutos.

# A cidade medieval

Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade de mais de 2000 anos já teve influência judaica, cristã e muçulmana.

O centro histórico está situado sobre uma colina acima do rio Tejo (o mesmo de Portugal) e, cercado por muralhas, abriga a rica história dessa fantástica cidade. A melhor forma de conhecer Toledo é a pé, já que em muitos lugares não há passagens para carros.

Parte do Império Romano, Toledo também já foi capital dos Visigodos no século VI, que deixaram diversas igrejas na cidade. Já em 1085, quando Afonso VI conquistou-a dos mouros, Toledo se tornou a capital do reinado cristão de Castela.

Toledo Espanha

A arquitetura de Toledo é encantadora!

A largura de suas muralhas impressiona e nos remete aos filmes medievais, além de encontrarmos muitas lojas que vendem armaduras, lanças, escudos, cavaleiros e tantos outros artigos da Idade Média. Para quem gosta de história antiga, é um passeio e tanto!

Arquitetura Toledo Espanha

Vista panorâmica em cima e, na parte de baixo, da esquerda para direito: Puerta del Sol, Torre dentro da Puerta de Bisagra e detalhes da Catedral de Toledo

Puerta Nueva de Bisagra

A Puerta Nueva de Bisagra

Quem gosta de literatura também pode se deliciar na cidade que faz parte do reino de Castela, terra de Miguel Cervantes, escritor de Dom Quixote, e ainda ver os famosos personagens Dom Quixote e Sancho Pança. Segundo Cervantes, Toledo era a “Glória da Espanha”, conforme mensagem estampada em azulejo na foto abaixo.

Frase de Cervantes, armaduras e os famosos personagens de Dom Quixote

Frase de Cervantes, armaduras e os famosos personagens de Dom Quixote

Os mouros, dentre eles árabes e berberes (estes últimos do norte da África), habitaram a península Ibérica durante o Império Romano e deixaram suas marcas que são facilmente observadas em sua arquitetura singular. É uma grande mistura de fortificações medievais e portais nos estilos dos mouros.

Construcoes em Toledo

Mais detalhes da arquitetura de Toledo

Você também pode conhecer os arredores da cidade fazendo um passeio no trem turístico. O trem faz uma volta completa por fora das muralhas e durante o percurso o guia conta um pouco da história dos locais por onde passamos. Esse é o tipo de passeio que é feito de excursão ou nos trens de turismo da cidade. Testamos e aprovamos!

Toledo de trem

Paisagens ao redor de Toledo

Quem ainda quiser, pode experimentar o marzipã, conhecido na Espanha como mazapanes. É uma massa doce famosa da região e na cidade há muitos lugares que oferecem uma grande variedade, em diversos formatos. Eu, particularmente, não gostei, apesar de ter comprado um pacote com uns dez marzipãs diferentes. Fabrício também não apreciou muito, mas como ele jamais desperdiça comida, comeu todos como se estivessem deliciosos. Se eu não soubesse, acreditaria que ele tinha gostado.

Acho que Toledo pode ser definida como uma cidade-museu onde você pode ver igrejas góticas, a arte medieval, ruelas antigas e arquitetura árabe em um só lugar. É realmente um local muito agradável e um dia inteiro é o suficiente para conhecer  a cidade.

Leia também:

Voando do Brasil para a Europa pela Iberia

Como ir do aeroporto ao centro de Madri

Roteiro de um dia em Madri

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em mais de 20 países – evite filas e ganhe descontos!

Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

5 Comentários

  1. Gabriela Moniz

    Já visitei Toledo 2 vezes e voltaria uma terceira vez. Achei a cidade super agradável!

  2. Fiz um bate-volta pra lá, mas já faz tanto tempo (2001) que não lembro de muitas coisas… Fui em uma excursão que comprei por lá, de meio dia, mas com certeza teria o que fazer se ficasse 1 dia – ainda mais depois que descobri que o Museu do Exército que era em Madri, foi transferido para lá.

  3. Gabriela Moniz

    Vá se organizando para ir a Madri comer uma Paella e aproveite para conhecer Toledo. É uma cidade interessante! 😉

  4. Caroll Moniz

    Um dia não muito distante irei conhecer!!!!!!Fantástico!!

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »