Veja as novas regras que acabam com a franquia de bagagem

Veja as novas regras que acabam com a franquia de bagagem

Desde 29 de abril de 2017, estão em vigor as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, que acabam com a franquia de bagagem obrigatória. Dessa forma, as empresas aéreas poderão vender passagens aéreas com diferentes franquias de bagagem despachada ou até mesmo sem a franquia, para aqueles que optarem por não utilizar esse serviço.

Isso quer dizer que não há mais a franquia de bagagem despachada, antes obrigatória, em voos nacionais e internacionais. Assim, aqueles que quiserem despachar a mala talvez tenham que pagar um valor a mais por isso, a depender da empresa escolhida e da tarifa comprada.

Em todas as companhias aéreas, a mala pequena de bordo continuará sendo um direito sem custos adicionais aos passageiros, desde que seu peso não ultrapasse 10kg e as dimensões estejam em conformidade com as estipuladas pelas companhias aéreas. Antes esse limite era de 5kg.

Sem a franquia de bagagem obrigatória, quais os valores para despachar as malas?

Como cada companhia aérea agora tem a liberdade de determinar o valor a ser cobrado pela bagagem despachada, será necessário verificar em cada uma quais valores cobrados para despachar as malas.

Latam anunciou novos valores para o excesso de bagagem e as regras de cobrança por despacho de malas  foram implementadas gradativamente. Nada mudou para os passageiros que compraram os bilhetes antes de 18 de maio de 2017, mesmo que o voo ocorresse depois dessa data.

A Gol já anunciou os valores para despacho de mala de acordo com a tarifa escolhida pelo passageiro, que foram implementadas a partir do dia 20 de junho de 2017. As compras realizadas antes dessa data, independente da data do voo, davam direito a bagagem gratuitas.

A Azul começou a cobrança por despacho de bagagem a partir do dia 1º de junho de 2017, mas manterá a franquia de bagagem para voos internacionais.

A Avianca, que inicialmente não havia divulgado a sua estratégia de marketing, passou a cobrar pelas malas despachadas a partir de 25/09/2017 para os voos nacionais para os passageiros que compraram a tarifa promo.

De acordo com a ANAC, a nova regulamentação de bagagens visa a introduzir no Brasil a mesma experiência que é praticada em quase todo o mundo, onde a oferta de passagens com diferentes perfis de passageiro torna o mercado mais competitivo e, consequentemente, traz a possibilidade de passagens mais atraentes e adequadas aos interesses dos consumidores, que terão mais liberdade para escolher os bilhetes que atendam às suas necessidades.

Leia também:
Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

12 Comentários

  1. Eu entendo pertinente a cobrança, pois bem sabemos que há pessoas que abusam, fazem mudança por avião e inclusive no que respeita a bagagem de mão . . . Todavia, me incomoda pagar e não ter a certeza de que minhas malas e pertences vão chegar bem! Sempre sofri com avarias, principalmente na GOL!