Koh Tao

Koh Tao: quando ir e o que ver nessa paradisíaca ilha do Golfo da Tailândia

Beleza natural exuberante, mar de águas mornas, transparentes e em vários tons de azuis, clima quente o ano todo e a tranquilidade de uma cidade pequena são alguns dos atributos encontrados em Koh Tao.

Situada na província de Surat Thani, Koh Tao é uma das ilhas banhadas pelo Golfo da Tailândia que está entre as favoritas dos mergulhadores que vão ao país.

Qual a melhor época para ir a Koh Tao?

Por causa das monções que atingem a Tailândia, é muito importante organizar uma viagem para as praias do país nos períodos mais secos, afinal, você não vai querer se deslocar para o outro lado do mundo para ficar no hotel, né?

Os períodos de CHUVAS vão de outubro a janeiro, inclusive, em janeiro de 2017, a cidade ficou debaixo d’água por causa das fortes chuvas ocorridas na região, que causou diversos estragos e mais de 30 mortes.

Os demais meses do ano chovem menos e os meses mais SECOS, portanto, os mais recomendados para visitar Koh Tao e poder aproveitar as praias, são de fevereiro a abril.

❗️Estivemos na ilha no finalzinho de março e pegamos dias ensolarados e super quentes! Todos os dias foram perfeitos para curtir as praias maravilhosas de Koh Tao.

É importante lembrar que, com as mudanças climáticas ocorridas no cenário global, podem ocorrer chuvas em períodos considerados secos e dias lindos em meses de chuva.

O que ver em Koh Tao

Embora seja considerada uma ilha pequena – com uma área de 21km² – se engana quem acha que não há muito o que ver em Koh Tao!

Há praias incrivelmente LINDAS de norte a sul da ilha, das mais badaladas às mais calmas.

Em Koh Tao é assim: você chega a uma praia e acha aquela paisagem um paraíso. Alguns minutos depois, vai a outra praia e descobre que é a mais bonita que a anterior, e assim por diante 😉.

Para que o seu passeio seja de descobertas de paisagens cada vez mais surpreendentes, sugiro que visite os locais abaixo listados na ordem:

#1 Sairee Beach

É a praia mais badalada da ilha, local onde se concentra boa parte dos hotéis, bares, restaurante, lojas e cursos de mergulho. Opções de entretenimento não faltam nessa área!

A praia realmente é muito bonita, a água é clara e com uma temperatura agradável, mas não achei o local dos melhores para tomar banho por causa da alta concentração de barcos atracados. Se essa for a primeira praia que você visitar em Koh Tao, certamente achará ela muito boa, mas à medida que conhecer as outras, se surpreenderá mais ainda.

Sairee Beach Koh Tao

Mais um dia comum em Sairee Beach

O ponto alto de Sairee Beach é assistir ao pôr do sol sentado na areia ou em alguns dos bares que ficam virados para a praia. O sol se pondo no mar e as tonalidades do céu são de deixar qualquer pessoa hipnotizada.

Os bares costumam colocar almofadas e mesinhas na areia e o clima romântico impera no local! Assim que o dia cai, as tochas acesas iluminam a praia e a noite não tem hora para acabar.

Pôr do sol em Sairee Beach

O pôr do sol que hipnotiza!

#2 Chalok Bay

Essa foi a primeira praia que visitamos na ilha. Lembro que, quando chegamos nela, ficamos maravilhados com aquela paisagem.

Assim como em Sairee Beach, a água do mar é bem clara e morna – ótima para banho! Quando a maré está seca, a água fica muito rasa por vários metros e precisamos andar bastante para conseguirmos mergulhar.

Chalok Bay Koh Tao

Esse foi o primeiro paraíso que conhecemos em Koh Tao

A Chalok Bay é uma praia calma e muito bonita, mas acabou perdendo o brilho quando visitamos as praias seguintes. Por isso, o ideal é visitá-la antes de seguir para as próximas que listaremos abaixo.

#3 Freedom Beach

A pouco mais de 1km de Chalok Bay está localizada a minha praia favorita em Koh Tao: Freedom Beach!

Paisagem deslumbrante e clima tranquilo em uma pequena faixa de terra fazem de Freedom Beach aquele lugar para descansar. O pouco de areia que tem fica lotada de turistas, que passam o tempo tomando sol, lendo um livro, jogando ou até mesmo dormindo.

Músicas de reggae tocam no único restaurante da praia, pessoas de todas as partes de mundo sentadas lado a lado em poucos metros e até mulheres fazem topless. Será que por isso que o nome da praia é Freedom (liberdade)?

A verdade é que a paisagem desse local é MARAVILHOSA!!! A cor do mar, as pedras, a vegetação em volta e a pequena faixa de areia compõem um visual que é até difícil de descrever de tão lindo que é.

Ao chegar a Freedom Beach, você já terá uma visão especial da praia. Isso porque se chega até lá por uma parte alta e consegue ver a praia de lá de cima.

A Freedom Beach vista de cima – essa é a vista que temos antes de passar pela “portaria”

Como é uma praia privada, você vai precisar passar primeiro por uma espécie de portaria para pagar a entrada e depois descerá umas escadarias até chegar à Freedom Beach. A entrada custa 50 bath, algo em torno de R$4,50.

Para o custo de vida na Tailândia esse valor é um pouco alto e, na primeira vez que estivemos na praia, chegamos até a pensar que estávamos pagando para um lugar que visitaríamos uma vez na vida. Grande engano. Gostamos tanto que depois voltamos mais uma vez!

Não se engane pela foto: Freedom Beach é muito mais bonita do que qualquer câmera pode captar!

Almoçamos um dia no único restaurante que há por lá e os valores eram mais altos do que de outros espalhados pela ilha, mas mesmo assim eram no mesmo nível dos de Sairee Beach. A comida era boa, o atendimento também e a vista que se tem para a praia é o mais legal de tudo.

Você pode  achar as fotos bonitas, mas ao vivo é muito melhor que tudo isso que você viu até então!

#4 John-Suwan Mountain Viewpoint

Esse é o local de onde se tem a melhor vista panorâmica de Koh Tao!

O mirante fica no caminho para Freedom Beach, mas, ao invés de ir reto e seguir para a praia, devemos virar à esquerda e seguir. Não tem dificuldades, pois há uma placa indicando a direção e também existe uma “portaria” nos pés do mirante.

Assim como em Freedom Beach, devemos pagar 50 bath para termos acesso ao mirante. Se você gosta de ter vistas panorâmicas, pode ter certeza que vale a pena gastar mais uma graninha para ir lá! Antes de chegar ao topo do mirante, você terá surpresas tão agradáveis que servirão de estímulo para continuar.

Caminho para John Suwan Viewpoint

Uma das surpresas do caminho!

A caminhada é um pouco cansativa, já que a subida tem partes bem íngremes e o chão é batido, o que não dá muita sustentação principalmente para aqueles que estão indo com roupas de praia e chinelos (o nosso caso). Pelo menos havia algumas cordinhas no caminho que ajudaram muito na descida.

A vista é sensacional!!! Valeu cada centavo e esforço para chegar ao topo do mirante e ter aquela vista panorâmica de Koh Tao.

Topo do John Suwan Viewpoint

Vista do topo do mirante

Vista do lado esquerdo John Suwan Viewpoint

A vista do lado esquerdo

Lado direito do John Suwan Viewpoint

E a vista do lado direito do mirante

Todas as fotos nesse local foram tiradas dos nossos celulares e era muito difícil fazer um clique que mostrasse tudo que estávamos vendo de lá. Tanto que no topo do mirante conseguimos ver bons trechos das praias de ambos os lados, mas a câmera não tinha lente para que pudéssemos mostrar a real dimensão.

#5 Shark Bay

Lembra daquela foto a caminho do viewpoint? É só voltar 4 fotos e você verá um marzão azul que parece até mesmo papel de parede de tela de computador! E olhe que essa foto foi tirada do celular e não fizemos nenhum ajuste na imagem, ou seja, 100% sem filtro.

Aquela vista ali é justamente da praia chamada Shark Bay, que em português significa “Baía dos Tubarões”.

O local é famoso para prática de snorkel e alguns sortudos poderão ver tubarão-baleia por lá! Infelizmente não tivemos essa sorte, mas aproveitamos bastante a praia, com suas águas transparentes e uma vida marinha lindíssima.

Shark Bay Koh Tao

Chegando a Shark Bay

Shark Bay

Não dá vontade de sair da água! 

O acesso à praia se dá por dentro de um hotel (Haadtien Beach Resort) e, embora pareça privado, a entrada é gratuita. Basta passar pelo bar do hotel e descer as escadarias até o mar.

#6 Sai Daeng

Essa foi a última praia que conhecemos na ilha por razões óbvias: o caminho para chegar lá andando é puxado. Se não for de moto então prepare bastante as pernas para aguentar as subidas e descidas para chegar a esse paraíso.

O acesso a essa praia se dá por dentro de um hotel, mas pode ficar tranquilo(a), pois não precisa pagar nada para entrar lá.

Sai Daeng Koh Tao

Olhe a cor desse mar 😍

Mar de Sai Daeng Koh Tao

Água super transparente! 

Como você já deve ter observado, todas as praias de Koh Tao, em geral, têm águas mornas e cristalinas e são excelentes para snorkel. Sai Daeng não é diferente.

Para ser sincera, eu tenho muita dificuldade de classificar qual a praia mais bonita da ilha. Fico muito dividida entre Freedom Beach, Shark Bay e Sai Daeng. Acho todas essas lindas!!!

#7 Nang Yuan

O último local dessa listinha é, na verdade, uma ilha que fica bem pertinho de Koh Tao; chama-se Koh Nang Yuan.

É possível contratar um barco para chegar lá ou então dá para ficar um tempinho nela se fizer um passeio de barco de um dia, que inclui outras localidades (é o que eu recomendo).

Koh Nang Yuan

Primeira visão de quem chega a Nang Yuan

Koh Nang Yuan é formada por duas pequenas ilhas e uma faixa de terra ligando as duas. É uma ilha bem pequena que tem a praia mais bonita que conheci e o mirante com a melhor vista de todos.

Mar de Koh Nang Yuan

O mar de Nang Yuan

Koh Nang Yuan Viewpoint

O mirante de Koh Nang Yuan

A entrada nessa ilha custa 100 bath e há duas restrições aos visitantes: usar toalha de banho ou qualquer outro pano para deitar na areia e usar pé de pato para nadar.

Usando uma toalha no chão para deitar, grãos de areia ficarão grudados nela, o que acarretará a diminuição da areia na ilha, que já é pouca. E os pés de pato não podem ser utilizados para não baterem nos corais enquanto os visitantes estiverem nadando.

Como eu disse anteriormente, Freedom Beach é a minha praia favorita em Koh Tao. Como Koh Nang Yan não é uma praia de Koh Tao, então posso afirmar que esse lugar é o MAIS BONITO de todos!!!!!

Ir a Koh Tao e não conhecer Nang Yuan é um crime, rs!

O que mais fazer em Koh Tao?

Além das praias paradisíacas que vimos acima, uma excelente forma de conhecer as belezas naturais da ilha é fazendo um passeio de barco de um dia.

Nesse passeio conseguimos explorar outros locais que são acessíveis apenas de barco e fazer mergulho de snorkel, já que Koh Tao é famosa justamente pela beleza da vida marinha.

Para os que gostam de explorar mais a fundo a vida marinha, fazer mergulho de cilindro em Koh Tao é a oportunidade única de ver, dentre outros, corais, peixes, tartarugas e a beleza da diversidade da vida no mar.

Veja Koh Tao no mapa e entenda as distâncias entre as praias – os pontos azuis percorremos andando e os vermelhos fizeram parte do roteiro do passeio de barco:

Leia outros posts nossos sobre a Tailândia:

Organize sua viagem com a gente:

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades – utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO1015 ao final da contratação.

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

 

8 Comentários

  1. Ah, Gabi… podemos ir várias vezes para a Tailândia, não repetir lugares e todos são incrivelmente lindos!
    Não cheguei a ir para Koh Tao desta vez e adorei passear com vocês nesse paraíso! Muito amor pela Tailândia!!!

    • A Tailândia está sempre surpreendendo!
      Na primeira vez, quando fui a Koh Phi Phi,achava que já tinha visto o mais bonito do país. Ah, como eu estava enganada!
      Acredito que cada visita será uma nova surpresa 😉

  2. Genteee que sonho! Adorei as fotos e o texto. Tô sonhando com o sudeste asiático e seus posts só me deixam com mais vontade. Beijos

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »