Queima de fogos em Vilnius

Lituânia: saiba como é o réveillon em Vilnius

Pensar no réveillon em Vilnius é pensar em apenas uma palavra: FRIO! Como é de se esperar, nessa época do ano as temperaturas estão muito abaixo de zero na Lituânia. Claro que isso não é problema algum para pessoas como a gente, que amam o inverno. Se não é o seu caso, analise direitinho as vantagens e desvantagens em visitar o país nessa época do ano. Quer saber de uma coisa? Não vimos desvantagem alguma!

Com as roupas certas, dá muito bem para aproveitar o frio em todos os países da Europa sem sofrer horrores. E claro que é necessário também ter disposição para levantar da cama quentinha e encarar a friaca do lado de fora.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Que tipo de roupa usar nessa época do ano?

Inicialmente, é importante que você saiba que as comemorações na virada do ano na Europa não são nem um pouco parecidas com as do Brasil, principalmente por causa da estação do ano, quando as pessoas estão mais preocupadas em estar bem agasalhadas do que bonitinhas e na moda.

Leia também: Turismo na capital da Lituânia

réveillon-vilnius

Estava nevando, mas mesmo assim havia um grande fluxo de pessoas pelas ruas; a maioria de casacos escuros

Vestir um casaco preto, por exemplo, é algo bem comum, e ninguém parece acreditar que a cor da roupa interferirá na sua vida durante o novo ano.

Não vimos ninguém fazendo nenhum tipo de ritual e se alguém estava vestindo roupas brancas, realmente não me recordo. Acho que essa superstição toda é coisa de brasileiro, rs.

Para onde ir no réveillon em Vilnius?

Para comemorar a passagem do ano, muitas pessoas na Europa costumam se reunir com amigos em casa ou em algum restaurante; outros, vão até alguma praça ou monumento histórico da cidade onde acontece a queima de fogos. No caso de Vilnius, uma grande multidão se reuniu na praça da catedral, a mais importante da cidade.

praca-da-catedral-vilnius

A praça principal da cidade foi o palco da virada do ano

É nessa praça onde estão localizadas a imponente Catedral de Vilnius e a torre do sino, que, por sinal, tem uma vista muito legal dessa para a catedral. Mas vá durante o dia para subir na torre e contemplar o visual!

Na noite da virada, as pessoas começam a se concentrar na praça bem tarde, afinal, com a temperatura lá embaixo, não dá para ficar horas e horas parado em um lugar só. Por isso, decidimos nos deslocar pra lá próximo das 23h.

Veja também: Viajando entre a Estônia, Letônia e Lituânia

virada-do-ano-em-vilnius

Aglomeração na praça da catedral

Os grupos conversavam entre si, crianças brincavam pelo local e vimos até uma bandinha discreta dando voltas na praça, tentando animar a galera.

Enquanto meia noite não chegava, observávamos o comportamento das pessoas em um dia festivo e chegamos à conclusão de que o brasileiro tem uma ginga que é só dele! Somos também campeões nos excessos, seja na bagunça ou na bebedeira. Os réveillons na Europa me mostraram que aqui no Brasil as pessoas bebem muito além da conta em qualquer ocasião.

noite-do-reveillon-vilnius

Muita roupa para aguentar o frio!

Embora estivesse fazendo bastante frio (-15ºC), Fabrício não se intimidou e tratou de tirar o casaco para sair em uma foto com a sua famosa camisa highlander, que está com ele há mais de uma década e o acompanha em todas as viagens pelo mundo 😉

frio-em-vilnius

A highlander compareceu na festa de réveillon na Lituânia!

Como é a virada do ano?

Próximo à meia noite, a multidão aumenta e todos aguardam a queima de fogos que ocorre nos fundos da catedral. Há uma espécie de contagem regressiva, fogos pipocam no céu e pessoas se abraçam e brindam a chegada do novo ano. Nada muito diferente do que acontece nos países ocidentais, mas BEM mais moderado do que no Brasil.

queima-de-fogos-em-vilnius

A queima de fogos

Logo depois da queima dos fogos, a praça rapidamente fica vazia e a sensação é de que todos querem ir para algum lugar fechado o mais rápido possível. Sim, pessoal, na Lituânia a festa não vai até o sol raiar.

Onde comer em Vilnius: Experimentando a comida típica

neve-em-vilnius

Virada do ano com direito a neve caindo!

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

4 Comentários

  1. Rosário Freire

    Bom demais, frio e outros ares!!

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »