Beco do Batman: a arte de rua de São Paulo

Imagine o que é andar pelas ruas e ver muros coloridos por todos os lados? Na Vila Madalena, em São Paulo, é possível conhecer uma galeria de grafite a céu aberto. São metros e metros de muros grafitados por diversos artistas, desenhos que chamam a atenção de todos que passam por lá!

O local, conhecido como Beco do Batman, é um dos maiores símbolos de expressão da arte de rua da capital paulista e atrai turistas do mundo todo. No dia em que estivemos lá, vimos um grupo grande de estrangeiros que participavam de um free walking tour pelo local.

painel-beco-do-batman

Muitas cores!

beco-do-batman-muro

Desenhos divertidos

arte-no-beco-do-batman

E até os mais eróticos

Há algumas décadas, diversos grafiteiros preenchem os espaços dos muros com seus desenhos, o que dá um visual sem igual ao bairro!

Mas não pense que chegará lá e verá os mesmos desenhos que você está vendo aqui, pois esses muros são super disputados e os desenhos são constantemente renovados pelos artistas.

beco-do-batman-vila-madalena

Até as fachadas dos empreendimentos são grafitadas

arte-beco-do-batman

Muros, postes e placas foram pintados

Durante a nossa visita, o beco estava bem movimentado, tanto por adolescentes sentados nas calçadas batendo papo, quanto por turistas fazendo tour e até mesmo modelos participando de ensaios fotográficos com os murais como pano de fundo. Tivemos até que esperar algumas pessoas fazerem seus cliques antes de chegarmos mais perto dos painéis para fotografar.

beco-do-batman-muros

Em cada muro uma pintura diferente

muros-do-beco-do-batman

Desenhos para todos os lados!

paines-do-beco-do-batman

Andando pelo mundo prestando atenção em cores…

Achamos o local muito autêntico e divertido! E não precisa ter nenhum conhecimento rebuscado para entender a arte de rua. Claro que cada pintura reflete o pensamento de determinado artista, mas elas estão ali para serem interpretadas da forma que você entender. E se não entender, tudo bem, pois o mais legal disso tudo é ver como uma simples rua conseguiu virar uma atração turística tão interessante sem precisar de grandes empreendimentos ou investimentos financeiros altos.

Foi difícil escolher uma pintura favorita 😉

Como o Beco do Batman estava cheio, não sentimos nenhuma insegurança, apesar de sabermos que em uma cidade grande como São Paulo todo cuidado é pouco.

Foi um passeio completamente diferente de todos os outros que fizemos anteriormente pela capital paulista. E o melhor: é gratuito! Como os desenhos mudam, com certeza que voltaremos no futuro para vermos as novidades 😉

Para facilitar, veja no mapa abaixo a exata localização do Beco do Batman:

O local não é muito próximo do metrô, mas há 3 estações onde você pode saltar e seguir andando:

– Vila Madalena

– Fradique Coutinho

– Santuário N.Sra. de Fátima Sumaré

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

14 Comentários

  1. Vergonha – eu moro aqui perto e não conheço ainda!!! rs

  2. Já fui em sampa algumas vezes e nunca tinha ouvido falar no beco do batman. Fui ouvir falar dele de uns tempos pra cá. É a primeira coisa que quero fazer quando for em sp é conhecer o beco.

  3. Ouço falar tanto do Beco do Batman, e vejo tantas fotos, que está na minha listinha para quando for a São Paulo.

  4. Eu sou louca para conhecer o Beco do Batman. Já está na minha lista para quando eu for para São Paulo. Adorei as fotos!

  5. Que local interessante! Gosto especialmente que os desenhos mudem ao longo do tempo, assim dá sempre para voltar e ter pequenas surpresas 🙂 EU gosto muito de arte de rua, e acho que pode tornar as cidades mais bonitas.

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »