Como ir do aeroporto de Hong Kong ao centro

O Aeroporto de Hong Kong (HKG) está localizado em Chek Lap Kok, uma ilha ao norte de Lantau, que abriga, em toda sua extensão, apenas o aeroporto. Embora o país seja composto por mais de 200 ilhas, pela península de Kowloon e pelos novos territórios, o circuito turístico é dividido basicamente entre 2 ilhas (Lantau e Hong Kong Island) e Kowloon. Se Hong Kong é o seu próximo destino, provavelmente você ficará hospedado em Hong Kong Island ou em Kowloon.

Os trajetos aeroporto-centro-aeroporto podem ser feitos de táxi, metrô ou ônibus (o mais econômico de todos). Nas duas oportunidades que visitamos Hong Kong, utilizamos meios de transportes diferenciados e vamos contar nossa experiência sobre cada um.

O primeiro deles foi o MTR – Airport Express, que é o trem que sai do aeroporto e chega ao centro de Hong Kong em pouco menos de meia hora. Este trem opera com uma frequência de 12 minutos. Certamente, é a forma mais prática e rápida de chegar a Hong Kong Island, mas também é uma opção cara.

Os valores das passagens variam de acordo com o tipo de viagem: se somente de ida (single journey) ou de ida e volta (round trip) e também de acordo com a estação desejada (Tsing Yi Station, Kowloon Station e Hong Kong Station).

Optamos por comprar o bilhete de ida e volta, já que retornaríamos ao aeroporto 3 dias depois e esse passe sairia mais barato do que se comprados dois bilhetes únicos separados. A nossa estação era Hong Kong Station, pois ficamos hospedados em Hong Kong Island.

Mapa MTR Hong Kong

Mapa do metrô de Hong Kong

Trem Aeroporto Hong Kong

Desembarque em Hong Kong, o metrô que conecta os terminais dentro do aeroporto, placa indicando os trens e o ônibus integrado com o MTR

Chegando a Hong Kong Station, pegamos o ônibus que leva a diferentes hotéis da ilha e que nos deixou na porta de onde ficamos hospedados. Este ônibus é integrado com o MTR e não precisamos pagar nada a mais para utilizá-lo.

Horários dos trens que saem do aeroporto:

  • Primeiro: 05:54
  • Último: 00:48

Horários dos trens que vão ao aeroporto:

De Hong Kong Island:

  • Primeiro: 05:50
  • Último: 00:48

De Kowloon:

  • Primeiro: 05:53
  • Último: 00:52

De Tsing Yi:

  • Primeiro: 06:00
  • Último: 00:59

Um mês depois, voltamos a Hong Kong, dessa vez vindos de ferry de Macau. Para ir de Hong Kong Island ao aeroporto, pretendíamos pegar novamente o trem, mas descobrimos que havia um ônibus, que fazia o mesmo trajeto e que era muito mais viável financeiramente.

Há várias linhas que saem do aeroporto para diversas partes da cidade (Lantau, Hong Kong Island e Kowloon) e os que saem das ilhas para o aeroporto. Como estávamos hospedados em Hong Kong Island, pegamos o ônibus A22 a poucos metros do hotel.

Mapa bus

Mapa dos pontos de ônibus no aeroporto

Os valores das passagens também variam de acordo com o local para onde você deseja ir e são absurdamente mais baratos que os passes de metrô para o aeroporto. Para se ter uma ideia, o bilhete de metrô de Hong Kong Island para o aeroporto custa HK$ 100, enquanto o passe de ônibus que faz o mesmo trajeto sai por HK$ 39. Caso você opte por pegar o ônibus, tenha o valor certo da passagem em dinheiro, pois só aceitam o valor exato.

Onibus aeroporto Hong Kong

O ônibus que nos levou de Hong Kong Island ao aeroporto

Aeroporto Hong Kong Onibus

O ônibus por dentro – detalhe para o local apropriado para deixar as malas

A única desvantagem do ônibus em relação ao trem é que o percurso até o aeroporto demora mais (aproximadamente 20 minutos a mais que se feito de trem). Mesmo assim, a economia é tão grande que vale a pena sacrificar alguns minutos a mais para pegar o ônibus.

Os horários dos ônibus variam também de acordo com o ponto, mas operam, em média, a partir de 05:30 da manhã até aproximadamente 22:30 e há ônibus que funcionam durante a madrugada

Para saber informações sobre horários e valores atualizados, acesse o site oficial.

Veja também:

➡️Dicas úteis sobre Hong Kong

➡️Hong Kong Island: a principal ilha de Hong Kong

➡️Hong Kong: a ilha de Lantau e o Grande Buda

➡️ Hong Kong: passeio turístico por Kowloon

➡️ Como viajar entre Hong Kong e Macau

➡️ Air Asia: a low cost mais famosa da Ásia

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »