Air Asia: a low cost mais famosa da Ásia

Air Asia: a low cost mais famosa da Ásia

Se o Sudeste Asiático faz parte do seu próximo roteiro de viagem, saiba que as passagens aéreas muito caras se resumirão nas que te levarão do Brasil para a Ásia, pois é possível viajar entre os países daquelas bandas de lá gastando menos. Claro que a desvalorização do real frente ao dólar não tem ajudado muito a gente, mas as passagens, muitas vezes, conseguem ser mais baratas do que as que compramos para viajar dentro do próprio Brasil.

Muita gente sabe que na Europa há inúmeras companhias aéreas de baixo custo, chamadas de low costs, mas esses tipos de empresas também existem na Ásia e são uma mão na roda para quem quer sair conhecendo um monte de países, como a gente. Organizamos uma viagem de quase 40 dias pelo sudeste asiático, viajando 90% dos trechos por uma única companhia: a Air Asia.

Veja mais sobre algumas low costs da Europa:

Para montar o roteiro, pesquisamos quais eram as tarifas mais baratas para vários destinos e fomos desenhando a nossa rota. Como queremos conhecer todos os países do mundo (sem preconceitos) deixamos as passagens baratas nos levarem 😉

Todas as passagens foram compradas antes da viagem, através do site oficial da Air Asia (todos as informações estão em inglês). Pagamos com os nossos cartões de créditos, que são habilitados para compras internacionais, imprimimos os emails de confirmação e fomos ser felizes!

⚠️ATENÇÃO: há alguns meses, leitores têm relatado sobre a dificuldade de conseguir efetuar o pagamento das passagens com cartão de crédito. Nós também tivemos o mesmo problema recentemente e não conseguimos contato com a companhia para saber o que está ocorrendo. Na nossa última compra, efetuamos o pagamento através da Bravofly.

Mas antes de sair comprando as passagens, é preciso ficar atento às regras da empresa:

VALORES

Após entrar no site da empresa e selecionar o trecho, o valor que aparecerá é apenas da passagem com as taxas, entretanto terá que adicionar ainda a bagagem, que terá um valor diferenciado de acordo com o peso.

Observe também que os valores das passagens podem aparecer em moedas diferentes, como o bath tailandês (THB), o ringgit malaio (MYR), dentre outros. Há a opção de selecionar a passagem em dólar americano (USD), porém, lembro que não consegui verificar os preços de todas as rotas em dólar e por isso fiquei bem atenta à moeda que aparecia na procura. De qualquer forma, basta usar sites que fazem conversão para saber o que aquele valor representa.

Durante o processo de compra, o site vai tentar vender de tudo: refeição, kit conforto, marcação de assento e até seguro para aquela viagem. É preciso selecionar a maioria dos itens, mas o seguro já aparece lá marcadinho. Então, se não for de seu interesse, desmarque a opção de compra e marque a caixa que diz:

“No thanks, I would like to proceed without Travel Insurance by AirAsia”

Depois disso, aparecerá outra caixa e você deverá marcar:

“No, I will cover all expenses on my own in the event of an emergency”

Preste bem atenção, pois você pode acabar pagando mais alguns dólares por passageiro sem nem mesmo saber. E esse seguro é apenas para aquela viagem específica, em caso de extravio de bagagem.

A melhor opção, sem dúvida, é fazer o seguro para toda o período da sua viagem para a Ásia com uma seguradora daqui do Brasil, que cobre não só extravio de bagagem, como também qualquer necessidade de atendimento médico-hospitalar fora do país.

Faça a cotação agora do seu seguro viagem com a nossa parceira Seguros Promo. A empresa trabalha com diversas seguradoras e você escolherá a cabe no seu bolso! E o melhor: poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito.

Após todas essas etapas no site da Air Asia, aparecerá uma página de propaganda, como de aluguel de carro, mas basta não selecionar nada e continuar clicando na caixa verde escrito “continue“.

Na página do pagamento, aparecerá opção de compra, que é feita com cartão de crédito, sendo acrescida mais uma taxa pela compra com o cartão. Tudo isso já é de praxe e por isso é necessário ter muita atenção e analisar se o valor final da passagem sai mais em conta do que viajar por outra empresa.

BAGAGEM

No processo de compra, o site já adiciona automaticamente um valor pela mala a ser despachada, que varia de acordo com o trecho voado. A empresa oferece um value pack, que é um combo que inclui uma mala de 20kg, uma refeição e possibilidade de marcar os assentos.

Após a seleção do trecho, você será direcionado para uma outra página onde deverá colocar os dados pessoais, como nome, sobrenome, nacionalidade e data de nascimento. Somente depois dessa etapa é que aparecerá a tela onde o passageiro pode tirar a mala despachada, que foi adicionada automaticamente, e poderá escolher se quer viajar sem mala a despachar ou, despachando, qual o peso de mala, que pode variar entre 20kg, 25kg, 30kg e 40kg, e os valores de cada uma também serão diferentes. Quanto mais pesada a mala, mais cara fica.

Por outro lado, os passageiros que comprarem as passagens juntos (no mesmo localizador) poderão compartilhar os pesos das malas despachadas.

É permitido embarcar com uma mala pequena de mão + uma bolsa ou uma malinha de laptop. A mala de embarque deverá ter as seguintes medidas: 56cm (largura) x 36cm (altura)  x 23cm (comprimento), não podendo pesar mais que 7kg.

No dia da viagem, as bagagens deverão ser despachadas com uma antecedência mínima de 45 minutos, nos voos domésticos, e com antecedência mínima de 1 hora nos voos internacionais e nos voos que partem do terminal Klia2 em Kuala Lumpur.

Leia também: como ir do terminal Klia2 ao centro de Kuala Lumpur gastando pouco

CHECK IN

Em alguns voos da empresa o check in feito no balcão do aeroporto poderá ser cobrado à parte e, por isso, recomendamos que faça o web check-in, que é o feito pela internet, onde devemos imprimir o cartão de embarque, ou o mobile check-in, feito nos smartphones. Em ambos os casos, o check in está disponível 14 dias antes do voo. Feito o procedimento, basta ir até o balcão da Air Asia para despachar as malas e fazer verificação de documentos.

Se preferir, poderá também fazer o check in no balcão (tarifado em todos os voos domésticos) ou nos quiosques da empresa.

Por outro, lado há casos em que só é possível fazer o check in no balcão do aeroporto, como aconteceu com a gente em Myanmar. Nessas situações, não é cobrado nada a mais.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Voamos entre muitos países pela empresa e só temos elogios a fazer, a começar pela playlist deles! Enquanto os passageiros estão embarcando, fica tocando uma seleção de músicas que achei tão legais que acabei gravando no celular para depois baixá-las.

Sobre o conforto, as aeronaves são no estilo das aeronaves do Brasil, bem simples, mas até um pouco mais confortáveis que as da TAM e GOL.

Voos da Air Asia-min

Prontos para o primeiro embarque pela Air Asia; um avião estilizado; um dos embarques que fizemos, a aeronave por dentro e a comissão fantasiada para o Natal

O atendimento é bom e mais simpático do que o dos comissários europeus. Como toda empresa de baixo custo, tudo é vendido, até um copo d’água. Eles servem aquelas refeições de comida asiática, com cheiro meio enjoativo, mas com uma cara boa (não chegamos a experimentar nenhuma).

Há revistas de bordo com os valores das comidas, que não chegam a ser muito caras, principalmente se considerarmos que os produtos são vendidos dentro do avião.

Veja aqui algumas opções:

Menu Air Asia

Valores das comidas em MYR (ringgit malaio)

Mas as vendas não param por aí! Você encontrará perfumes, eletrônicos, chip para celular e um monte de outras coisas.

As passagens podem até ser mais baratas, mas são nos pequenos detalhes que a empresa tenta sugar o dinheiro dos passageiros rs

Valeu muito a pena ter viajado pela Air Asia, pois os valores das passagens aéreas eram imbatíveis!

E você? Já viajou por essa companhia?

O que achou?

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

22 Comentários

  1. Briga mesmo é para tentar pagar a passagem com cartão brasileiro. Para comprar uma primeira passagem tive que tentar três cartões diferentes, todos habilitados para compras internacionais e com tecnologia Verified by Visa ou Mastercard Securecode, conforme o caso e somente após dezenas de tentativas durante dois dias consegui comprar. Depois disso, na semana passada, deixei de aproveitar uma promoção porque a empresa não aceitava o cartão (detalhe: o mesmo que tinha sido utilizado para a compra anterior!) mesmo após dezenas de tentativas durante uns quatro dias. Liguei para o cartão de crédito e a administradora falou que não houve nem tentativa de processamento de pagamento, ainda que o site da Airasia afirmasse que a empresa do cartão havia negado a transação. Fiz até cadastro na Airasia e tentei comprar tanto pelo site “normal” quanto pela versão móvel para smartphones, conforme uma dica que li na Internet, mas dessa vez nada adiantou e perdi a promoção. Parece que problemas dessa natureza são frequentes e não são recentes, mas a empresa até hoje não solucionou isso!

    • Que chato isso, Arcanjo 🙁 Nossos amigos também estão tentando comprar passagens da Air Asia, há semanas, e não conseguem. Tentamos comprar com os nossos cartões e está dando o mesmo problema. Com tanto brasileiro indo pra Ásia, será que a empresa não se toca e conserta esse problema logo? Pelo que percebi não é um problema tão antigo. Temos outro casal de amigos que compraram todas as passagens da cia no mês passado e conseguiram sem problemas.

      • Pois é, bota chato nisso! Dá até uma certa “alegria” saber que o problema não é só comigo, mas tristeza por ser um dos “sorteados” com essa chateação. Há aliás relatos na internet sugerindo que a Airasia tem problema em processar os cartões ocidentais, ou seja, não seria nada exclusivo do Brasil, o que mostraria uma incompetência ainda maior da empresa. O pior é que ainda tenho que comprar duas passagens com eles! Já estou me preparando psicologicamente para passar raiva nesse mês de agosto…

        • Poxa… Nós compramos muitas passagens no site deles e na época da nossa viagem e não tivemos nenhum problema. Você já pesquisou se algum trecho que você vai fazer tem na JetStar? Nós também viajamos por ela e é mesmo estilo da Air Asia.

          • Sei que em um dos trechos que eu quero a Tigerair também opera, mas os horários e o preço da Airaisa são melhores. Vou dar uma verificada nas rotas da Jetstar. Obrigado pela dica!

  2. Nunca viajei numa companhia low cost, porque tenho sempre conseguido bons preços nas outras companhias. Mas talvez pela Ásia seja diferente e compense muito mais ir na Air Asia 🙂