Nápoles e suas deliciosas pizzas

Nápoles e suas deliciosas pizzas

Não é incomum um brasileiro ir à Itália, experimentar uma pizza e sair com a impressão de que as do Brasil são muito melhores que as italianas. Isso aconteceu com a gente na primeira vez que estivemos no país, há mais de uma década, e a experiência foi tão decepcionante que nunca mais quisemos comer pizza por lá.

Mas o que fazer quando Nápoles, a terra da pizza, está no seu próximo roteiro??? A única opção seria experimentar as famosas pizzas napolitanas e ter a certeza de que as brasileiras são as melhores! Ou não!!!

Antes de mais nada, é bom saber que lá na terra da pizza não há sabores como calabresa, portuguesa, frango com cautpiry, lombinho defumado e tantos outros que vemos no Brasil. A verdadeira pizza napoletana tem apenas duas variações: a margherita ou a marinara. Ponto final! “Ah, mas eu gosto de borda recheada e bacon extra por cima!” Aí complicou…

A margherita é composta basicamente de molho de tomate, pedaços de queijo e folhas de manjericão. Este sabor foi criado pelo pizzaiolo Raffaele Esposito, que, em uma visita aos reis da Itália em 1889, preparou três sabores de pizza, sendo esse o preferido da rainha Margherita di Savoia. Os ingredientes foram escolhidos em alusão à bandeira da Itália (branca, verde e vermelha).

A marinara, por sua vez, leva molho de tomate, alho, orégano e azeite. Embora não leve queijo, é muito popular na região da Campânia (cuja capital é Nápoles).

Como passamos dois dias almoçando e jantando pizza, vamos indicar três locais, todos muito acessíveis financeiramente, onde tivemos ótimas experiências gastronômicas e chegamos à conclusão de que a pizza na Itália é sensacional, desde que você vá ao local certo, é claro!

Onde comer pizza em Nápoles

#Pizzeria Al Punto Giusto 

Estávamos procurando algo para comer no centro de Nápoles, não necessariamente pizza, só que estava difícil encontrar qualquer lanche com um aspecto gostoso (nessas horas você sente saudades das coxinhas, risoles e quibes, que só existem no Brasil rs), quando vimos uma pizzaria bem simples e sem nenhum cliente. Entramos, esperamos uns 3 minutos até a pessoa que estava no caixa terminar a conversa no telefone e confesso que não estava esperando muita coisa não. A  moça sorriu e aguardou fazermos o pedido (se seria margherita ou marinara).

Pizzeria al punto giusto

Pizzeria Al Punto Giusto

Dentro da Pizzaria Al Punto Giusto

Local simples

O cardápio estava pendurado na parede e escolhemos a marinara, cujos ingredientes eram: molho de tomate com alho, orégano e manjericão. E cadê o queijo??? Existe pizza sem queijo???  Descobrimos nesse dia que sim e decidimos arriscar!

Já sabendo que as pizzas individuais na Itália são grandes, pedimos uma para dividir, que não demorou para chegar. Essa é uma qualidade das pizzarias de Nápoles! Estando cheias ou vazias, você não espera muito tempo para ser atendido e o seu pedido chega em poucos minutos.

Pizza Marinara

Essa é a marinara, a pizza sem queijo que é muito boa!

Pizza Napoletana

A depender da fome, a pizza individual pode ser suficiente para duas pessoas

E não é que a simples marinara, sem queijo, estava deliciosa?? Para começar, a massa é fina, com uma borda um pouco alta, meio queimada e com um sabor fantástico de massa assada no forno à lenha. O recheio é um molho pomodoro (molho de tomate), bem consistente, com um sabor especial e folhas de manjericão por cima.

E o melhor: essa pizza custou apenas 2,50 euros! É inacreditável, mas uma pizza em Nápoles pode sair mais barato que comer um sanduíche.

Endereço: Via Carbonara, 121.

#Pizzeria Trianon

Passamos por essa pizzaria também por acaso e resolvemos entrar para conhecer a pizza margherita. Neste local, as opções do cardápio eram mais variadas e tinha a margherita com provolone, com muçarela de búfala, com presunto, com funghi, etc…

Dentro da Pizzaria Trianon

Dentro da Pizzaria Trianon

Pizzeria Trianon Nápoles

As pizzas sendo preparadas!

Menu Pizzeria Trianon

Menu com pizzas de 3,50 a 10,00 euros!

Não querendo sair muito do tradicional, chamamos o garçom e eu, inocentemente, perguntei qual era a pizza napolitana. Foi aí que ele disse que todas as pizzas ali eram napoletanas. O senhor que estava em uma mesa próxima deu risada, o garçom deu risada e eu dei aquela risada sem graça. Com tantos sabores, a gente sempre fica na dúvida, né? rss Então pedimos a margherita com provolone (provola) e ele confirmou o pedido em seu alto e bom italiano: “Margherita con prÓvola??” Confirmamos com a cabeça e aguardamos ansiosamente pela comida.

Não demorou muito e chegou a enorme pizza individual, a qual novamente foi dividida. Engraçado que todas as pessoas estavam comendo uma dessa tranquilamente e a gente lá cortando ao meio porque não tinha espaço para tanta comida no meu estômago, embora no de Fabrício tivesse!

Pizza margherita com provola

Pizza margherita com provola!

Trianon Pizza Margherita

Ei, essa pizza será dividida!

Pizza Margherita na Pizzaria Trianon

A minha “pequena” metade da margherita

Após o típico almoço napoletano, apesar de termos divido a pizza, saímos muito satisfeitos. Para a nossa surpresa, já tinha uma fila formada na frente da Trianon. Foi aí que pensamos: “Essa aí é famosa!”.

Trianon Nápoles

A fila do lado de fora. Será que é essa pizzaria é boa? rs

O local também é simples, atendimento eficiente, valores razoáveis e o sabor da pizza estava muito bom!

Endereço: Via Pietro Colleta, 42.

#Pizzeria da Michele

Esta é a pizzaria mais famosa de Nápoles, que funciona no mesmo local desde 1930 e apareceu para o mundo após o livro “Comer, Rezar, Amar” (no filme, tem uma cena de Julia Roberts comendo nesse restaurante). Após lermos muitas críticas positivas, essa era a única pizzaria que era certeza de visitarmos. Claro que isso criou uma enorme expectativa e esse clima de decidir conhecer o que 99% das pessoas falam bem (ou pelo menos mentem) nos deixa apreensivos.

Já relatamos a nossa experiência provando uma comida típica em Milão, onde acabamos ficando frustrados porque pegamos uma fila imensa e achamos a comida mais ou menos.

Mas não tem para onde correr! Criamos a expectativa, enfrentamos a filinha e finalmente comemos a tão badalada pizza!

Como as outras pizzarias de Nápoles, a da Michele também é bem simples e é aquele lugar de muito movimento: entrou, comeu, saiu. Você pega a senha na entrada, aguarda ser chamado e vai sentar na mesa onde o garçom disser que você vai ficar, mesmo que seja para dividir a mesa com pessoas desconhecidas.

L'antica Pizzeria da Michele

Fila na entrada e os vários adesivos de premiações colados na porta

Pizzaria da Michele

O primeiro salão estava lotado

Pizzeria da Michele Nápoles

O segundo e último salão

O cardápio é um quadro pendurado na parede e só há pizzas nos sabores margherita ou marinara, sendo que o tamanho normal é o mesmo das outras pizzas que mostramos, ou seja, tivemos que dividir a pizza novamente! Os valores são excelentes, visto que a uma pizza para duas pessoas custa apenas 4 euros. Isso é mais em conta do que o combo mais barato nas redes de fast-food!

Menu L'antica Pizzeria da Michele

O menu com poucas opções da Pizzeria da Michele

Como não havia mesa pra dois, tivemos que nos sentar com um casal de italianos, mas foi bem tranquilo. O nosso pedido chegou rapidamente e finalmente experimentamos a tão conhecida pizza de Nápoles.

O que achamos??? Nunca experimentamos nada igual! As outras pizzas napolitanas estavam ótimas, mas essa tinha um sabor muito especial. A massa tinha um gostinho mais acentuado do forno a lenha e o molho é inexplicavelmente incrível! A pizza margherita superou todas as nossas expectativas!!!! Pena que faltou espaço no estômago para experimentar a marinara.

Pizza Margherita da Pizzaria da Michele

A pizza margherita mais gostosa do mundo!

Pizza Margherita da Michele

Ainda não sabíamos que estávamos diante da pizza mais inesquecível de nossas vidas!

A menos que você não seja chegado em pizza, vale qualquer sacrifício para experimentar a pizza desse local. Gostamos tanto que não conseguimos nem cogitar um dia voltar a Nápoles e não passar por lá. Ótimo atendimento, comida sem defeitos e precinho camarada!

Acesse aqui o site oficial do local.

Endereço: Via Cesare Sersale, 1/3.

#Informações úteis

– Todas essas pizzarias são bem simples e são locais para sentar, comer e sair. Como são restaurantes pequenos e muito movimentados, evite passar muito tempo conversando na mesa se não pretende pedir mais nada para comer;

– As pizzas são finas, com bordas mais grossas e crocantes, geralmente um pouco queimadas. Como elas levam muito molho, a massa no meio é mole;

– Há talheres, mas vimos muitas pessoas comendo com as mãos. Entretanto, não me recordo de ter visto banheiro nos 3 locais, o que pode dificultar depois para lavar as mãos;

– Diferentemente do Brasil, não vimos ketchup, maionese, mostarda ou azeite nas mesas. Se não há esses ingredientes, é recomendável não pedi-los e evitar uma situação embaraçosa;

– Pergunte se o valor do serviço (gorjeta) está incluso na conta e, se não tiver, deixe pelo menos 10% do valor na mesa, se achar que foi bem servido.

E você?  Já experimentou a famosa pizza napolitana? O que achou?

Leia também:

Roteiro turístico em Nápoles

Onde se hospedar em Nápoles

Viagem de ônibus entre Roma e Nápoles

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: PROJETO101PAISES ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

16 Comentários

  1. Não conheço Nápoles ainda, mas comi pizzas mais ou menos e pizzas muito boas no norte da Itália! Gosto da simples margherita, mas lá descobri uma que amei: capricciosa! Queijo, tomate, cogumelo, presunto, alcachofra e azeitona! Comi em umas 3 cidades diferentes e sempre gostei.

  2. Hahahaah, meu comentário é: sem comentários. Abriu o apetite e olha que eu acabei de sair da mesa.
    De uma maneira geral eu curto as pizzas simples, de massa fininha que servem na Europa. Não me queixo. Nhac

  3. Esse post é para matar com a gente, né?
    A comida favorita da Amanda é pizza! Ela vai ficar doidinha quando ler esse post.
    Eu gosto de pizza, mas não é minha pedida favorita, mas óbvio que indo para Nápoles vou querer provar uma de cada.
    Ótimas dicas e fotos de babar.

    • Antes de ir a Nápoles, nossa ideia de pizza na Itália era a pior possível (depois de tantas experiências péssimas por lá). Mas mudamos completamente depois que comemos as pizzas napolitanas. Ummm, que deli 😉

  4. Salivei com todas as tuas fotos!!! Amo pizza e não teria nenhum problema em ficar só com a margherita (uma das minhas preferidas!)!!! Bem lembrado que não é recomendado pedir katchup, os italianos se ofendem!!! Já azeite de oliva tá liberado!!! Bj

  5. Varias pessoas já me disseram que a melhor pizza não está na Itália e sim em São Paulo, porém, uma visita até lá deve ter um sabor de curiosidade! Fiz algum tempo um trabalho sobre a gastronomia de uma região da Itália , na realidade s da Itália que por ser uma região montanhosa tem um solo muito rico , lá se produz um dos melhores presuntos , prosciutto di San Daniele com um sabor um pouco adocicado. Tenho muita curiosidade e vontade de um dia poder conhecer esse país!!!