Ibis Tehran: comodidade na capital do Irã

Ibis Tehran: comodidade na capital do Irã

Teerã foi a nossa porta de entrada no Irã, cidade grande, um pouco caótica e muito distante do Aeroporto Internacional Imam Khomeini, local por onde chegamos e partimos. Por causa do embargo que dura mais de 30 anos, não é uma tarefa muito fácil fazer uma simples reserva em hotel.

Antes mesmo de viajar, tentamos reservar, sem sucesso, um hotel pela internet, pois fazíamos a reserva, mas não recebíamos a confirmação. Para se ter uma ideia, a gente não encontrou NENHUM hotel do país cadastrado em grandes sites como Booking.com. Além disso, pesquisando na internet, soubemos que, além de caros, os hotéis são bem antigos. No entanto, a situação do Irã no cenário mundial vem mudando e agora alguns hotéis em Teerã estão cadastrados no Booking!

Mais ou menos um mês antes de viajar, Fabrício estava lendo um site de notícias e descobriu que a Rede Accor abriria a primeira franquia no Irã e seria justamente em Teerã. Para melhorar a situação, o nosso voo de volta seria de madrugada e o hotel Ibis Tehran fica literalmente na frente do aeroporto. Melhor que isso, só dois disso!

Detalhe que o aeroporto fica a 47km do centro da cidade, o trajeto só de estrada dura uns 40 minutos sem trânsito e o único meio de transporte que existe até o momento é o táxi. Ou seja, se você também tiver um voo de madrugada, terá que sair com mais antecedência ainda se estiver no centro da cidade.

Inaugurado menos de um mês antes da nossa visita, nem preciso dizer que o hotel é novíssimo, né?! Toda estrutura e mobília seguem o padrão dos hotéis da rede, da qual somos clientes há quase uma década e que, de certa forma, nos sentimos em casa. Veja aqui como é o programa de fidelidade da rede e a lista com todos os hotéis onde nos hospedamos.

Além do padrão de qualidade da rede, a equipe é muito atenciosa e todos falam inglês muito bem, sendo fácil a comunicação. Já aconteceu de nos hospedarmos em hotéis na Ásia onde as pessoas não falavam muito bem inglês e dificultava mais o entendimento. Mas, no caso do Ibis Tehran, a equipe estava bem preparada!

Ibis Tehran IKA

Fachada do hotel; lobby; a gente no restaurante; o “bar” do restaurante

Quando disse que nos sentíamos em casa, é porque quem é acostumado a ficar em hotéis Ibis vai perceber que não varia muito de hotel para hotel, tanto dentro do Brasil quanto fora dele. O padrão de cores, móveis e quartos funcionais sempre é mantido. São quartos básicos, mas que são suficientes para deixar o hóspede confortável!

No quarto do Ibis Tehran, havia uma mesinha para trabalho, uma quantidade boa de tomadas (que são de dois pinos redondos, como usamos no Brasil), frigobar, um pequeno armário, sofá e um espelho que dá para ver o corpo todo.

Nosso quarto!

O banheiro é bem simples também, com vaso sanitário ocidental (esse foi o único local no Irã onde encontramos o vaso sanitário como o nosso, pois lá são aqueles “vasos” no chão). Tinha ainda um secador de cabelo, shampoo e sabonetinho.

Banheiro novinho!

Uma coisa que nos chamou a atenção foi o Corão e a seta no teto indicando a direção de Meca. Para quem não sabe, o Irã é uma República Islâmica e todas as pessoas que estão no país, inclusive os turistas, devem respeitar a religião e se vestir de acordo com as leis do país, ou seja, mulheres são obrigadas a usar véus e roupas comportadas. Por isso, eu só fiquei sem véu dentro do quarto, pois, para andar por qualquer área do hotel, eu tinha que usar o véu. Bebidas alcoólicas são proibidas no país, inclusive dentro dos hotéis (não leve bebida na mala, pois isso poderá lhe render uma boa prisão).

Corão e seta apontando par Meca

Corão e a seta apontada para Meca

A vista para o nosso quarto era, nada mais nada menos, para o aeroporto. Para chegar lá, bastava atravessar pela passarela coberta. Super fácil!

Outro detalhe é que o fato de ser na frente do aeroporto não atrapalhou em nada o sono, pois há poucos voos para o país e o barulho realmente não incomoda.

Vista do Quarto Ibis Tehran

Vista do nosso quarto

Há 3 opções de café da manhã que variam de acordo com o horário. O primeiro é o de madrugada com pão, bolo, suco, leite e café, que começa às 4:00; depois o café da manhã com um buffet variado a partir das 06:00, e outro, mais simples, que serve bolos, chá e suco, que vai das 10:00 até às 11:00.

O restaurante é super moderno, espaçoso e até mais bonito que muitos de outros hotéis por onde passamos. É um ambiente iluminado com um enorme janelão que vai de uma ponta à outra do local.

Restaurante Ibis Tehran

Restaurante moderno

Buffet Ibis Tehran

Buffet variado do café da manhã

O que mais me surpreendeu no hotel foi a qualidade da internet! Não que seja a maior maravilha do mundo, mas foi a mais rápida que conseguimos durante os 10 dias que passamos no país. Falando nisso, as redes sociais são bloqueadas no Irã e, para usar Facebook, Twitter, etc., só com filtros, que nem sempre funcionaram muito bem.

Por causa do embargo, vários locais no país (a maioria) não aceitam cartão de crédito e esse é mais um ponto positivo para o hotel.

A única coisa que achei diferente no hotel foi o fato do pessoal da recepção ficar com os passaportes dos hóspedes, mas disseram que essa é uma determinação do país. Por este motivo, recomendamos que viaje sempre com cópia do documento.

Mesmo sendo no Irã, que tem uma cultura totalmente diferente da nossa, nos sentimos bem recebidos no hotel (essa é uma característica do país, que, em nossa opinião, tem o povo mais hospitaleiro do mundo!) e também observamos um profissionalismo que não vimos em outros empreendimentos durante a nossa estadia. O padrão de qualidade da rede é mantido e a estrutura do hotel é muito boa. Só temos elogios!

💰Veja o valor desse hotel em reais! 

Leia também:

*A nossa hospedagem foi uma cortesia do Hotel Ibis Tehran, ao qual agradecemos pela oportunidade, mas ressaltamos que tudo aqui escrito é baseado em nossa experiência.

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

10 Comentários

  1. Ola,

    Estou planejando uma viagem para o Ira em set/18 e o blog de vcs esta me ajudando demais.

    Estou tendo dificuldades em reservar hoteis em Teera, justamente pelos pontos descritos por vcs. Estou cogitando reservar o IBIS que vcs ficaram, mas gostaria de saber como vcs fizeram os passeios, usaram taxi todos os dias? Qual o valor aproximado de uma corrida do hotel até o centro? Valeu a pena ficar tão distante do centro?

    Antecipadamente agradeço

    • Olá! Tudo bem?
      Nós ficamos no Ibis apenas no dia de ir embora, pois o nosso voo era de madrugada e essa era a melhor opção.
      Acho meio complicado ficar no hotel e ir todos os dias para a cidade fazer o passeio porque o hotel é muito distante.
      Agora que percebi que os hotéis do Irã não estão mais no site do booking. Provavelmente por causa da sanção americana.
      Poxa, que chato 🙁
      Espero que você consiga reservar algo diretamente com os hotéis.
      Gostaria muito de poder te ajudar, mas não sei o que faria se estivesse em seu lugar.
      Abraços

  2. Fiquei encantada com a modernidade do hotel, mesmo sendo uma rede mundial e de respeito, não imaginava que seria este padrão, outra coisa que fiquei curiosa o fato de não poder consumir bebida alcoólica!!!!!!