Como ir do aeroporto de Genebra ao centro

Como ir do aeroporto de Genebra ao centro

O Aeroporto de Genebra está localizado bem próximo ao centro da cidade e o trem é a forma mais simples e econômica de se locomover de lá até o centro, já que é de graça. Entretanto, todo cuidado é pouco, pois um pequeno deslize pode transformar esse percurso em algo muito custoso, se você não souber onde parar.

Antes de explicar todo o “perrengue” que passamos, vamos contar pra vocês como é fácil fazer esse trajeto aeroporto – centro que, apesar de simples, nos fez gastar uma grana, e por isso não queremos que o mesmo aconteça com outras pessoas, principalmente porque a Suíça é um país MEGA SUPER caro, talvez o mais caro dos 40 países que visitamos até então.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Vamos lá! Assim que você estiver na área do desembarque, perto da esteira rolante para pegar as malas, pode observar que há uma máquina com um mapinha. É lá mesmo que você pegará seu bilhete, mas deixe para fazer isso apenas quando já estiver com a mala, pois o transporte gratuito é pelo período de 80 minutos.

Aeroporto de Genebra

Observe a seta: é lá o local para tirar o seu passe de trem gratuito

Mapa do metrô

Observe na foto acima que há um botão (número 1) onde você irá apertar e sairá o papel no número 2. Não tem erro! No bilhete estará escrito a data com o horário que você pegou o bilhete.

Fique com ele em mãos, pois o fiscal pode pedi-lo. Como ele já vem com o horário marcado, não precisa válida-lo em nenhum máquina, ou seja, pode entrar no trem direto com ele.

Passes do metrô de Genebra

Os bilhetes que dão direito ao transporte gratuito em Genebra durante 80 minutos

Quando sair no desembarque, no lado esquerdo, siga as placas com aviso dos trens, desça as escadas rolantes, pegue qualquer trem e SALTE NA PRIMEIRA ESTAÇÃO!

Pronto, você estará na estação Cornavin, a central da cidade, e de lá pode se locomover para outras partes de Genebra. Simples, né?

Quer saber o que aconteceu com a gente? Pegamos os bilhetes no desembarque e saímos do lado esquerdo em direção aos trens. Até aí tudo certinho. Vimos vários trens e perguntamos ao senhor que trabalha na estação em qual trem deveríamos entrar e ele disse que em qualquer um.

O problema é que imaginávamos que o trem pararia na estação com o mesmo nome que tínhamos visto no mapa. Só que a primeira estação, que é a correta, se chama Genève. Fabrício estava acompanhando tudo no google maps, que estranhamente não se movimentou e por isso ele achou que estivéssemos bem longe.

Ficamos um pouco na dúvida em qual estação deveríamos descer e, após aproximadamente 1 minuto, fomos perguntar a uma senhora qual era a estação onde deveríamos descer. Ela disse que era aquela mesmo e, em um piscar de olhos, pegamos as malas correndo para sair do trem. Só que naquele momento as portas não abriram mais e o trem seguiu para Lausanne, uma cidade que fica a aproximadamente 60 km de Genebra e era a próxima estação daquele trem.

Dentro do trem em Genebra

Interior do trem que nos levou até Lausanne

Resultado, não estávamos mais na zona de Genebra e por isso aquele bilhete que pegamos no aeroporto não tinha mais qualquer validade (se o fiscal nos pegasse, poderia aplicar uma multa de 90 euros para cada um, algo que felizmente não aconteceu. Ufa!).

Já na estação de Lausanne, perguntamos a um rapaz que trabalhava por lá como poderíamos fazer para voltar a Genebra. Primeiro ele teve que dizer pra gente que poderíamos ser multados (valeu, amigão!) e depois pediu para que pagássemos as passagens para Genebra, o que nos custou 44,40 francos suíços (que vale mais ou menos a mesma coisa em euros). Resumo da ópera: o que era para sair de graça custou naquele dia algo em torno de 200 reais.

Então, se você está indo a Genebra, pegue qualquer trem que esteja saindo do aeroporto e saia do trem na primeira parada. Se você dormir no ponto a sua viagem pode começar no estilo suíço: $$$$$$.

Ingressos

Compre aqui seus ingressos para as principais atrações turísticas em Genebra, traslados, excursões para cidades próximas e muito mais. Evite filas!

Quero meu ingresso sem filas!

Leia também:

Roteiro de 2 ou 3 dias em Genebra

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

85 Comentários

  1. Olá Gabriela,
    Estou em Portugal mas vou visitar Genebra em Abril. É só por um dia porque estarei em escala mas gostaria de saber qual o autocarro que devo apanhar na estaçao Cornavim para o aeroporto. Falas de viagem gratuita do aeroporto para o centro mas e em sentido contràrio?
    Gostei muito das tuas dicas. Obrigada. Abraço.

    • Olá! Tudo bem?
      Nós pegamos o comboio de Cornavin para o aeroporto. Na época, não pagamos o trecho de ida e não me recordo se pagamos o trecho de volta.
      Obrigada pela mensagem!
      abraço

  2. Olá, gostaria muito de tirar uma dúvida por favor. Irei em Dez de Londres para Genebra, e com 2 horas de após irei pegar um trem para Zermatt. Fala que a estação de trem é Géneve aeroport, essa estação é exatamente onde vc pegou o trem ou na primeira estação que vc deveria ter descido? Muito obrigada desde ja.

  3. Olá Gabriela obrigada pela dica, estou indo para a semana para Genebra não me sabe informar onde posso comprar o bilhete para Montreux ? Pelo q percebi aquela máquina q mostra é só para a estação de Genebra ou a mesma máquina da para tirar o bilhete para outros lugares? Obrigada

    • Olá! Tudo bem? Por algum motivo sua mensagem estava oculta e só vi hoje.
      Não sei informar se na máquina do aeroporto encontra passagem apenas para a estação central de Genebra, mas acredito que seja fácil de encontrar passagens para Montreux no aeroporto.
      Boa viagem!

  4. putz…que fria! foi trágico, mas dei risada…coisas que só acontecem com quem viaja né…hehe
    Entrei no seu blog para ler sobre transporte saindo do aeroporto para outras cidades.
    Vou chegar por Genebra de noite, pretendo dormir próximo ao aeroporto, e no dia seguinte, pegar um trem para Berna, então pensei em pegar do aeroporto. Pelo o que entendi, acho que dá.
    Vou pegar o passe aquele que dá direito a fazer tudo de trem por lá, pois pelo o que li, pegar carro no inverno é meio arriscado (esse seria a minha primeira opção)
    Obrigado pelas informações. 😉

  5. Vou dia 27/12/2019 para genebra e regresso no dia 01/01/2020 vou com o meu filho de 15 anos e o meu marido, vamos andar estes dias sempre de comboio e visitar algumas cidades e fazer alguns passeios, sabe me dizer devemos comprar o swiss travel pass familiar? Sairá mais caro estar sempre a comprar bilhetes de comboio cada vez que saímos para visitar uma cidade? Onde devemos comprar o swiss travelcard?
    obrigada

    • Olá, Natália! Tudo bem?
      Nós não usamos o passe turístico, pois ficamos apenas em Genebra, indo para outros países e depois retornando a Zurique.
      Mas se você vai viajar dentro da Suíça, acredito que valha mais a pena comprar o travelcard sim.
      Abraços

  6. Olá. Vou pegar um transfer de chamonix ao aeroporto.posteriormente terei que me deslocar do aeroporto para estação de trem cornavim para pegar um trem para Paris. E possível comprar um passagem de trem no aeroporto? VC sabe o valor? E se existe ônibus que faça o trajeto.desde já agradeço

  7. Olá, Gabriela Moniz,

    Então o passe gratuito fornecido no aeroporto de genebra NÃO dá direito a ir pra Lausanne (cidade para qual eu estou indo)? Acreditei que poderia pois eu vi em outros blogs que dá direito a cidades vizinhas.

    Eu vou comprar o Swiss Pass, mas pretendo iniciar no segundo dia em diante. Seria bom essa gratuidade dando direito a ir a Lausanne.

    Ou existe algum outro bilhete para essa situação?

    Obrigado

    • Olá Marcos!
      Pelo que entendemos, o passe gratuito do aeroporto seria apenas até o centro de Genebra. Tanto que quando chegamos à outra cidade por engano, o funcionário do trem disse que a gente tinha dado sorte de não termos sido pegos pela fiscalização.
      Eu não cheguei a observar se o passe dava direito a mais alguma cidade, mas é possível ver tudo isso na máquina. Quem sabe não há um outro para Lausanne?
      Abraços

      • GAbriela , bom dia! como faço para obter uma dica sua?
        estou indo para Lausanne dia 14 jun e descerei no aeroporto de GENEBRA e gostaria de saber se tem algum guiche que posso comprar TKT para Lausanne, pelo seu comentario não posso utilizar esse que é gratuito, saberia me dizer onde posso comprar e qual o site que posso entrar para verificar se fica perto do DISCOVERY HOTEL? abraço

      • Gabriela pode dar menu.a ajuda por favor?
        Irei viajar para Genebra em breve. Posteriormente irei para Lausanne. Mas como é a primeira vez na Suiça, pode indicar me como faço desde o desembarque em geneve até à estação de trem para Lausanne e onde vejo qual o comboio certo a apanhar. Tem algum monitor com indicação do número do trem e destino? Obrigada.

        • Olá! Tudo bem?
          Na estação que fica dentro do aeroporto de Genebra tem os painéis com as informações sobre os trens. Acredito que no próprio aeroporto você consiga pegar o trem direto para Lausanne.
          Abraços

  8. Olá Gabriela,
    Obrigada pelos seus blog sobre viagens. Eu vivo em portugal mas as suas dicas são importantes e gosto muito de as ler e de as seguir.
    Vou para a Tailândia com 7 horas de espera em Genebra. Como o aeroporto fica perto acha que dá tempo para ir dar uma vista de olhos pela cidade ou é melhor não arriscar?
    Beijinhos de Aveiro e quando viajar para Portugal me procure em Vale da Silva Villas e se hospede connosco!
    Isabel

    • Olá! Tudo bem?
      Desculpe a demora em responder a mensagem. Estava sem acesso à internet.
      Pensando que você deve estar no aeroporto 3 horas antes do voo para a Tailândia, terá apenas 4 horas para ver Genebra.
      Com organização, acredito que é possível sim ir ao centro da cidade.
      Beijos e obrigada pelo convite! Avisarei quando for a Aveiro 😉

  9. Gabriela joia? minha pergunta é sentido inverso, quem chega de trem, estação GENEVA CORNAVIN, e vai para o aeorporto, para de lá pegar um taxi para o hotel. Vc sabe algo desse sentido?

  10. Oi Gabriela! Tudo bem?

    Que infelicidade de vocês mas tenho certeza que essa sua experiencia está sendo de grande ajuda para o pessoal que está lendo o seu site. Obrigado por compartilhar com a gente 🙂

    Minha dúvida é mais de como voltar para o aeroporto. Vi que você respondeu outras pessoas que os hoteis dão o Geneva Transport Card, mas ele é valido ainda após o check out no hotel?

    E para voltar para o aeroporto, basta pegar o trem na estação Cornavin? Existe algum trem especial? Ou só ficar atento ao primeiro trem que vá para o aeroporto?

    Obrigado!

  11. Olá ,no aeroporto de Genebra posso ir de trem a Lausannne? Pelo que entendi, existe um transporte de trem fazendo esse percurso.

    Ab,

  12. Olá, dicas muito úteis e preciosa. Dúvida sobre o retorno: como chegar ao aeroporto de Genebra para pegar um voo com retorno ao BR as 6h da manhã? Não localizei os horários do transporte público para chegar no aeroporto pelas 4h da manhã.

  13. Boa tarde,

    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo sai trem da estação do aeroporto?
    Se a 1º estação que eu for descer fica próxima ao Hotel Warwick?
    E como faço para pegar hospedada em um hotel e pegasse o Geneva Transport Card ou se você utilizar o Geneva Pass já que vou passar uma semana em Geneva.
    O transporte de taxi como funciona?

    Aguardo pelo seu retorno.

    Abraços.

    • Olá! Tudo bem? Os trens sãem do aeroporto com uma certa frequência, mas não sei te dizer exatamente de quanto em quanto tempo. A primeira estação fica próxima ao hotel Warwick e você pode ir andando. Basta ficar hospedada em qualquer hotel que eles te darão o Geneva Transport Card. Eu não sei como é o táxi lá, pois não precisei usar.
      Boa viagem

  14. Continuando…gostaria de perguntar .. o transporte é gratuito do aeroporto para o centro, maa e na volta para o aeroporto, como fazer ? É gratuito também ? Não vamos ficar em hotel. Vamos passar o dia em Genebra e voltar para Roma no mesmp dia.

  15. Oi ! Muito obrigada pelas dicas !! Que perrengue hein, ter passado da estação de Genebra..rsrsrs mas me conte ..gostaria de perguntar .. o transporte é gratuito do aeroporto para o centro, maa e na volta para o aeroporto, como fazer ? É gratuito também ?

          • Boa tarde. N sei se esse é o post adequado para perguntar isso.
            Mas tenho uma grande dúvida a respeito de comprar passagens.
            Seguinte: Com quanto tempo de antecedencia devo comprar as passagens do Brasil para genebra? Eu irei em setembro, faltam 5 meses e as passagens estao caras!! Eu pesquisei a uns 2 meses atras e encontrei preços bons (Sao-lisboa-genebra) r$ 2082 pra duas pessoas. Mas agora esta quase r$4000. Qual a atecedencia correta para encontrar precos bons????

          • Olá, Douglas! Não existe uma regra quanto a isso. Eu costumo comprar passagens com 6 meses de antecedência, mas também já comprei algumas com apenas 4 meses de antecedência por ter encontrado uma boa promoção. Se voê tem datas fixas para viajar, o ideal é garantir as passagens o quanto antes.
            Abraços

  16. Bom dia Gabriela. Como vai? Suas dicas são otimas, é a primeira vez que sairei para fora do Brasil e estou indo para Suíça com minha noiva. Gostaria que vc me desse umas dicas sobre como não ser barrado pra entrar na Suíça, vi muitos post de ajuda, mas nada se compara com quem ja foi la. Intao vamos as perguntas.
    Passo pela imigracao em lisboa e na Suíça?

  17. Bom dia Gabriela. Como vai? Suas dicas são otimas, é a primeira vez que sairei para fora do Brasil e estou indo para Suíça com minha noiva. Gostaria que vc me desse umas dicas sobre como não ser barrado pra entrar na Suíça, vi muitos post de ajuda, mas nada se compara com quem ja foi la. Intao vamos as perguntas.
    Como devo me vestir?
    Passo pela imigracao em lisboa e na Suíça?
    Não falo em ingles, intendo algumas coisas, mas se na imigração falarem em ingles ou frances, vou acabar me enrolando. Posso pedir um interprete?
    Te fizeram muitas perguntas e exigiram reservas de hoteis e documentos? No meu caso vou p genebra e volto pro Brasil atraves de paris!

  18. Oi,
    Obrigada pelas dicas preciosas. Iremos precisar sim e seguiremos cada passo que dissestes aqui. Muito útil!
    Voces foram de Genebra para Chamonix? Caso sim, Conseguiram traslado facilmente?
    abraços.

  19. Boa noite Gabriela. Eu e minha noiva iremos para suiça em lua de mel no mês de setembro \o/, ficaremos uns dias em genebra e depois partiremos para Paris de trem (TGV LYRIA), moramos no interior e intão não temos muitas afinidades com transportes coletivos e muito menos trem na europa.kk.
    No bilhete consta que devemos partira da estação Cornavin em genebra e descer na estação Gare de lyon em Paris. minhas duvidas são.
    Em que andar em pego esse trem? No nivel da rua ou no subsolo?
    como saberei que estou chegando na estação desejada, eles avisam? tem um letreiro informando qual a próxima parada? O trem vitória-minas que usamos aqui em minas tem letreiro.kkk. brincaderas a parte.
    espero que possa me ajudar. Boa note

    • Olá, Douglas! Tudo bem?
      Eu não sei qual será a plataforma onde sairá o seu trem, mas chegando à Gare Cornavain, você poderá verificar direitinho nos painéis, que informarão o horário de saída de cada trem, o destino e a plataforma. Eles avisarão quando você estiver chegando à Gare de de Lyon (se você tiver dúvida, não hesite em perguntar aos funcionários do trem, viu?).
      Boa viagem e aproveite bastante os trens europeus! Acredito que sejam diferentes dos que você costuma pegar aí rss
      Abraços!

  20. Gabriela, boa tarde! Vou fazer esse trajeto do aeroporto ao centro para pegar o ônibus para Lyon no centro de Genebra. Você tem ideia de quanto tempo levou do aeroporto de Genebra até a 1ª estação do centro. Só para eu ter uma ideia. Obrigada

  21. oi Gabriela:
    Minha irmã voou para Suíça mês passado e quando ela ainda estava na fase de planejamento indiquei o Projeto 101 Países para ela. No retorno da viagem ela me contou que esse post foi essencial. Ajudou muitíssimo, até porque ela viajou com meus pais, dois idosos, e a logística é mais complicada sendo necessário o mínimo de equívocos possível.
    Em nome dela, que também se chama Gabriela, eu agradeço. Viajante ajudando viajantes.
    Beijos Ana

    • Olá, Ana! Tudo bem?
      Fiquei muito feliz em saber que sua irmã aproveitou a viagem e que as minhas dicas foram úteis!
      Não tem coisa melhor do que receber um feedback como esse 😉
      Muito obrigada pela mensagem e avise a minha xará que precisando pode contar comigo!
      Beijos

  22. Primeiro de tudo, obrigado pelas dicas do Blog, deve me ajudar na viagem que farei em novembro. Como funciona para comprar bilhetes de trem para dentro da cidade? Existe, ou é apenas para esta estação do centro? E o caminho do centro para o aeroporto é pago, qual o valor do ticket? Não achei.

    • Olá, Badi! Tudo bem?
      Nós não tivemos que comprar nenhum bilhete de trem nem para transitar na cidade nem para voltar ao aeroporto, pois os hotéis de Genebra fornecem gratuitamente aos turistas o Geneva Transport Card.
      Abraços

  23. Olá Gabriela,
    estaremos em Genebra no mês de agosto,muito obrigada pela dica do trem, e do ticket gratuito.
    Abraços

  24. Olá Gabriela, tudo bem? Obrigado pelo post, já me ajudou bastante. Você sabe me dizer se esse trem ia para Montreux também? Estou na dúvida onde exatamente eu pego o trem para Montreux. Obrigado!

    • Olá, Fábio!
      Infelizmente não sei informar se aquele trem ia para Montreux. O ideal é você se informar antes de entrar, pois, enquanto a viagem até o centro de Genebra é gratuita, para Montreux você terá que pagar. E os valores variam de acordo com os destinos.
      Abraços!

  25. Gabriela,

    quero te dizer muitooooo obrigada por este post!!Embarco no próximo dia 08/02/16 para Genebra e não sabia nada disso!Suas informações foram importantíssimas, acho que sem elas eu ia me atrapalhar muito!Tenho que descer na Cornavim mesmo, meu hotel fica a 300 m da estação, é o Manotel Royal.

    • Olá, Fernanda!
      Apesar de simples, nos guiamos pelo google maps, que infelizmente não se movimentava, e acabamos caindo numa fria rss
      É bom ficar atenta mesmo, pois uma pequena falta de atenção pode doer no bolso!