Christmas Markets: os mercados de Natal da Europa

Christmas Markets: os mercados de Natal da Europa

Viajar à Europa próximo ao final do ano é, principalmente para nós brasileiros, vivenciar o Natal como sempre vimos nos filmes e nas histórias durante a nossa infância. Aqui no Brasil podemos até decorar nossas casas especialmente para época, mas e o frio??

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Se você sempre quis ver o Natal como nos contos, a Europa é um lugar perfeito para isso. Não garantimos neve, mas frio, pode apostar que sim! Veja alguns dos Christmas Markets (mercados de Natal) de algumas capitais europeias:

#1 Viena – Áustria

Visitamos o Xmas Market que fica na praça em frente ao Rathaus (Prefeitura de Viena). Como a praça é ampla, há várias barraquinhas de madeira bem lindinhas e cuidadosamente decoradas.

Essas barracas vendem artigos natalinos, como bolas e outros enfeites de Natal, além de um monte de guloseimas como biscoitos, comidas típicas, balas, chocolates e muitos outros doces e salgados.

Passamos por esse mercado por acaso, quando íamos em direção ao lindíssimo prédio da prefeitura de Viena até que as barracas de madeira nos chamaram a atenção. Apesar de não termos feito compras, foi um passeio bastante agradável só de podermos ver o esmero das barraquinhas e de seus produtos bem arrumados e visualmente atraentes.

Artigos de decoração de Natal

É pra ficar com água na boca!

Em nossa opinião, esse foi o mercado mais bonito de todos que visitamos, porém não sentimos muita animação. Esse mercado está localizado no Rathausplatz, próximo à prefeitura da cidade (Rathaus).

Veja aqui a localização:

Conhecemos ainda outro mercado durante a noite, chamado de Altwiener Christkindlmarkt. Ele está localizado relativamente próximo o primeiro, mas para falar a verdade nem lembro como chegamos ao local. Vimos famílias fazendo suas refeições no local e aproveitamos para experimentar alguns quitutes.

ltwiener Christkindlmarkt

Altwiener Christkindlmarkt

Para dicas de turismo em Viena, leia todos os nossos posts sobre a cidade clicando aqui.

#2 Praga – República Tcheca

Se você acha que o inverno europeu é frio e triste, é porque você nunca visitou Wenceslas Square em pleno dezembro! Essa famosa praça de Praga segue por um longo calçadão no meio de duas ruas, onde há as barracas que vendem as delícias da República Tcheca. Apesar das baixas temperaturas, as pessoas lotavam o local de uma forma que era difícil se movimentar e até mesmo de encontrar alguma mesinha vazia.

As mesas são disputadas entre locais e turistas

Esqueçam a dieta!

O local do mercado no mapa:

Na praça da cidade velha, há outro mercado de Natal mais amplo que o da Wenceslas Square, mas que é no mesmo estilo. Vimos basicamente as barracas vendendo comidas e não me recordo de ter visto objetos natalinos para venda.

O mercado da Praça da Cidade Velha

Essa foi a primeira vez que voltei da Europa mais gordinha. Adivinhe por quê??

Essa foi a primeira vez que voltei da Europa mais gordinha. Adivinhe por quê??

Como essa praça é a mais importante da cidade, consequentemente o local é muito frequentado, já que no mesmo lugar há outros pontos turísticos da capital tcheca. Apesar do frio dessa época do ano, o calor humano acaba dando uma acalmada e a diversão é tanta que a gente acaba esquecendo da baixa temperatura!

Veja no mapa:

Na minha opinião, os mercados de Praga foram os melhores de todos que visitamos na Europa, tanto no quesito comida, quanto animação!

Encontre todos os posts sobre Praga clicando aqui.

#3 Budapeste – Hungria

Bem na praça onde está situada a Basílica de Santo Estevão (Szent István tér), está instalado o mercado de Natal de Budapeste. Além das barraquinhas com comidas típicas deliciosas, vimos também artesanato, acessórios de inverno, além de objetos de decoração para o Natal, é claro. Vimos umas bolas para árvore de Natal tão bonitinhas e resolvemos comprar uma pra gente. A nossa tem o desenho de um gatinho!

Comida diferente e deliciosa é o que não falta. É só pedir a comida, procurar um espaço nas mesonas de madeira que ficam no centro da praça e se acabar de comer!

Comida húngara é uma coisa de louco!

A comida servida é bem farta e um pão pode servir até 3 pessoas

Durante a noite, a praça é bem mais cheia que de dia e o pessoal se reúne em torno das mesas para comer e conversar. Em frente às barracas de comida, há uma pista de patinação no gelo que é a alegria da garotada!

Preparados para comer!

Preparados para comer!

Voltei em outra noite!

Passamos por esse mercado uma vez durante o dia e duas vezes pela noite, mas ele é bem pequeno em relação aos outros mercados de Natal que vimos na Europa. Pagamos tudo em dinheiro e não vimos máquinas de cartão de crédito nas barracas do mercado, mas as coisas, em geral, têm preços acessíveis.

Veja aqui sua exata localização:

Leia todos os nossos posts sobre Budapeste aqui!

#4 Bratislava – Eslováquia

Os mercados de Bratislava também são muito animados! Passeamos por dois mercados diferentes, um na Hlavné námestie e outro na Hviezdoslavovo námestie e ambos são muito legais. Na opinião de Fabrício, os mercados de Bratislava foram os melhores de todos!!!

mercado-de-natal-de-bratislava

O mercado da Hlavné námestie

Eta batata gostosa!

Veja no mapa a Hlavné námestie:

Também encontramos vários objetos de decoração e artesanato especialmente feitos para essa época, além de comidas típicas deliciosas! Os mercados são legais durante o dia, mas é de noite que a animação toma conta desses locais! As praças estavam lotadas de pessoas de todas as idades, eslovacos e turistas, que se misturavam para aproveitar a magia dessa época. Assim como em Budapeste, também vimos pista de patinação no gelo repleta de crianças e adolescentes se divertindo.

Animação para todas as idades!

Animação para todas as idades!

Sem dúvida alguma, o melhor horário para passear pelos mercados de Natal é durante a noite, já que é quando as praças estão mais cheias, além de estarem mais bonitas por conta da iluminação.

Para ver todos os posts de Bratislava, clique aqui.

#5 Roma – Itália

Assim que chegamos a Roma, andamos por vários pontos turísticos que gostaríamos de rever na cidade e, como não poderia faltar, fomos à Piazza Navona, que é um local que gostamos na cidade. Quando chegamos à praça sentimos uma mistura de animação e decepção. Em um primeiro momento ficamos um poucos animados em vermos que no local havia se instalado um grande mercado com carrossel e várias barracas. Por outro, à medida que fomos observando as barracas, vimos que o mercado, que é conhecido como Christmas Market, não é só voltado ao Natal.

O mercado acontece na Piazza Navona

O mercado acontece na Piazza Navona

Vimos barracas vendendo muitos artigos natalinos, mas também encontramos outras que vendiam produtos chineses que nada tinham a ver com a época. Havia até barraca de tiro ao alvo com um monte de prêmio sem graça.

Mistura de Natal com Halloween?

Mistura de Natal com Halloween?

Uma das poucas barracas que realmente vendiam artigos natalinos

Depois que percorremos todo o mercado, tivemos a impressão que aquilo parecia mais uma quermesse de cidade pequena do Brasil que um verdadeiro mercado de Natal europeu. Além disso, as lindas fontanas que ficam nessa praça acabaram em segundo plano, por trás das barracas que não eram lá tão bonitas assim.

Leia tudo sobre Roma aqui!

#6 Paris – França

Sempre que vamos a Paris, não deixamos de percorrer a Champs Elysées, a avenida mais bonita e chique do mundo! Pois bem, começamos a andar no Arco do Triunfo e seguimos até o final da avenida, quando vimos um grande aglomerado de gente. Não é novidade que Paris é uma cidade sempre lotada de turistas, mas naquele local estava mais lotado ainda.

Notamos a presença de várias barracas vendendo principalmente comida. Só que a quantidade de gente por metro quadrado era tão grande, que nem conseguimos tirar foto direito do lugar.

O local estava lotado!

Depois de ter visitado mercados de Natal como os de Bratislava, Praga e Viena, não nego que o de Paris, assim como o de Roma, deixam muito a desejar. Não sei se há outros pela cidade, mas esse não tinha tanto atrativo assim, além de mal ter espaço pra gente andar.

A feirinha de Natal acontece na Champs Elysées, um pouco antes de chegar à Place de la Concorde (próximo à estação de metrô Franklin D. Roosevelt).

Se fôssemos fazer um ranking dos melhores Xmas Markets que conhecemos da lista acima, sem dúvida, os de Bratislava e Praga ganham pelo calor humano e o de Viena pela beleza. O de Budapeste também é legal, só que é muito pequeno. Já os de Roma e Paris são dispensáveis.

Veja nossos posts de Paris!

Seguindo a listinha, que aos poucos vai aumentando, vamos falar de mais 3 mercados de Natal que visitamos (na semana do Natal de 2015).

#7 Milão – Itália

Chegamos a Milão alguns dias antes do Natal e claro que não perderíamos a feirinha de Natal que acontece na Piazza del Duomo, o ponto turístico mais importante na cidade. Diferentemente do de Roma, este tinha uma decoração totalmente voltada para a época, com barracas lindamente decoradas.

mercado-de-natal-na-piazza-del-duomo

Feira de Natal de Milão

A quantidade de barracas era pequena, mas as poucas que ali estavam eram suficientes para o que o procurávamos: comida! Queijos, salames e chocolates, especialmente.

mercatino-in-duomo-milao

Muita comida e animação na Piazza del Duomo

Compramos um pedaço de queijo parmesão e saímos contentes andando pelas ruas do centro de Milão!

Se você for à cidade nesta época, não tem erro. O mercado está localizado ao lado esquerdo da catedral (isso se você estiver de frente para a igreja).

Todas as postagens sobre Milão estão neste link.

#8 Tallinn – Estônia

Visitamos o mercado de Natal de Tallinn exatamente na noite de 24 de dezembro, quando o lugar estava lotado de turistas e locais, que estavam celebrando justamente a véspera de Natal.

Embora o frio fosse intenso, as pessoas não pareciam se importar! Gente de todas as idades andavam pelas barraquinhas e muitos paravam próximos às mesas coletivas para comer algo. Sinceramente? O frio fazia parte do que sempre esperamos do Natal e nunca tivemos aqui no Brasil (nem nunca teremos rs.)!

O mercado de Natal da Raekoja Plats

O mercado de Natal da Raekoja Plats

Os artigos de Natal, como bolas para as árvores ou papai noel foi o que pouco vimos vendendo. Ao contrário de outras feiras de Natal, parecia uma feira de artesanato local.

Objetos e comidas vendidos na feirinha de Natal

Objetos e comidas vendidos na feirinha de Natal

As que faziam o maior sucesso eram as barracas de comidas típicas para a época. Muitos pratos feitos de linguiça e muita sopa. E o melhor: os preços variavam de 2,50 a 6 euros!

Nossa véspera de Natal foi assim: nos aquecendo com uma sopa bem quentinha!

Nossa véspera de Natal foi assim: nos aquecendo com uma sopa bem quentinha!

Como o mercado está situado na praça mais importante da cidade, não tem erro chegar lá!

Quer saber mais sobre Tallinn? Então clique aqui para ler todas as nossas postagens!

#9 Riga – Letônia

Chegamos a Riga 3 dias após o Natal e mesmo assim conseguimos aproveitar as feirinhas que acontecem na Praça do Domo. As barraquinhas eram muito bonitinhas! A maioria vendia comida, algumas vendiam roupas e acessórios para frio, e poucas ofereciam artigos de decoração natalinos.

feira-de-natal-em-riga

Mercado de Natal em Riga

Acabamos chegando à conclusão que esse tipo de evento nos países Bálticos é muito mais diferente do que as dos outros países da Europa que visitamos. Enquanto nos outros países vemos muitos objetos próprios para decoração de Natal (bolas, guirlandas, papai noel, bonecos de neve, dentre outros), em países como a Estônia e Letônia, por exemplo, é a árvore de Natal instalada na praça o elemento em comum. Estava claro que aquilo ali era uma feira de Natal, só que sem papai noel.

feira-natal-em-riga

Barraquinhas da feirinha de Natal de Riga

No entanto, o clima era contagiante! Gostei dos mercados de Riga e de Tallinn, tanto quanto os de Bratislava, Praga e Budapeste.

E não foi que a neve chegou para animar a festa?

natal-com-neve-em-riga

E a neve chegou para deixar a paisagem ainda mais bonita!

Se for a Riga nesta época, basta chegar no Old Town (centro histórico) e verá a festa! Ah, no meio do mercado há postos dos correios! Essa é uma excelente oportunidade de enviar postais para os amigos!

Clique aqui para ler todos os nossos posts sobre Riga.

Gostou dos mercados de Natal europeus?

Já programou a sua viagem de final de ano?

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

10 Comentários

    • Olá, Simone! Tudo bem??
      Esses mercados são uma atração à parte! De agora em diante, toda viagem à Europa no final do ano vai ter um passeio pelos Xmas markets 😉 Estamos programando uma para o Natal deste ano. Vamos ver se vai dar certo!
      Bjs