Um passeio por Belo Horizonte

Um passeio por Belo Horizonte

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, sexta maior cidade do Brasil, com mais de 2 milhões de habitantes. Conhecida carinhosamente por sua sigla BH, a capital é uma grande cidade planejada, sem muitas belezas naturais, mas com uma vida noturna animada!

Algumas partes da cidade são fortemente marcadas pelos traços do arquiteto Oscar Niemeyer que, com seus desenhos curvilíneos, deixou verdadeiras obras de artes na paisagem de Belo Horizonte. Disse ele:

“Então, você tem que aceitar que, quando uma forma cria beleza, ela tem uma função, e das mais importantes, a arquitetura”

A Praça da Liberdade é uma das mais famosas da capital mineira. Localizada no final da Av. João Pinheiro, nela encontramos um coreto, belos jardins, palmeiras imperiais, estátuas e fontes.

A praça foi construída para abrigar o Palácio do Governo e as Secretarias de Estado e, aos poucos, seus arredores foram ganhando prédios modernos que também passaram a integrar a paisagem.

O chafariz e o coreto

O Edifício Niemeyer, construído na década de 50, é uma grande atração no local justamente pela sua arquitetura que não deixa dúvidas quem foi seu criador. O formato curvilíneo de sua fachada desperta a curiosidade de quem o vê pela primeira vez.

O famoso Edifício Niemeyer

Na região central da capital mineira você encontra ainda:

Museu de Artes e Ofícios: conta com um acervo de mais de 2 mil peças dos séculos XVIII ao XX de objetos utilizados no início de várias profissões.

Museu Giramundo: conta a história de grupos de teatros de bonecos no país.

Praça Sete de Setembro: é um marco da cidade, com um obelisco criado para comemorar o centenário da independência do Brasil.

Mercado Central: mais de 400 lojas, bares e barracas vendendo verduras, frutas, queijos, cachaça, ervas, artesanato, panelas de ferro, colheres de pau e muitos outros artigos.

A região da Lagoa da Pampulha foi o local que achei mais interessante para o turismo na cidade. São 18 km de extensão, e dar uma volta nela não é para qualquer um! Imagine que em todos os anos acontece a Volta Internacional da Pampulha, uma corrida de rua que funciona como uma preparação para a Corrida de São Silvestre.

A Lagoa da Pampulha e a Igreja de São Francisco de Assis

Não somos atletas, mas conseguimos dar uma voltinha na lagoa durante o nosso passeio. Foi cansativo, mas valeu muito a pena, pois pudemos apreciar a melhor parte da cidade e interagir com a natureza, afinal as capivaras são moradoras do local!

No maior cartão postal da cidade, há o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, uma referência para a arquitetura moderna e que inspirou a construção de Brasília. São edifícios de grande valor arquitetônico, que fazem o local especialmente turístico.

A Casa do Baile, projetada por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, foi construída em 1943 para ser um espaço de lazer, e foi frequentado pela sociedade mineira da época que lá se divertia com dança, música e jogos. O local ficou fechado por muito tempo, sendo reaberto em 2002 e se transformou em um centro de referência de urbanismo, arquitetura e design.

A Casa do Baile

A nossa visita à casa foi muito engraçada! Fazia calor no dia e como estávamos caminhando, começamos a sentir sede e não encontramos um lugar para comprar água. Pois é, então entramos na Casa do Baile para conhecer essa obra do grande arquiteto brasileiro e no momento havia uma exposição sobre a arquitetura contemporânea de Minas Gerais.

Para a nossa surpresa, enquanto conhecíamos um pouco da história da cidade, apareceu um garçom nos oferecendo bebida, depois outro com uma bandeja de salgados. Então nos demos conta de que era o dia de inauguração da exposição!!!

O local está aberto de terça a domingo das 09:00 às 18:00.

Construída em curvas e em tons azuis, a Igreja de São Francisco de Assis é única! A última obra construída no Conjunto Arquitetônico da Pampulha é revestida por azulejos e painéis do artista Cândido Portinari.

Frente da Igreja
O fundo da igreja é ainda mais bonito ainda!

É proibido tirar fotos no interior da igreja e há cobrança de taxa para a visitação, com exceção da missa aos domingos, onde a entrada é franca. Os horários de funcionamento são os seguintes:

Terça a sábado: 08:00 às 17:00

Domingo: 09:00 às 14:00

Ainda nas margens da lagoa, há o Parque Ecológico da Pampulha, uma área verde perfeita para praticar esportes, se reunir com amigos ou ver o tempo passar.

O parque é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de BH e lá são cultivadas plantas da Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica.

Na região da Lagoa da Pampulha há ainda o Museu de Arte da Pampulha e o Estádio do Mineirão.

Minas Gerais é um estado de grande importância histórica para a criação da identidade cultural brasileira, sendo a sua capital a quinta cidade mais rica do país.

E você?

Já conhece a capital do estado que tem o melhor pão de queijo do mundo?

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

6 Comentários

  1. Não tinha lido sobre BH. Mas que cidade mais gostosa, uma culinária muito própria sem dúvida quem não conhece vale muito a pena conhecer. E os queijos da Canastra hummmmm!!!

  2. Nascido e morador da cidade Gabriela, eu recomendaria tambem o Parque das Mangabeiras, os museus e observatorio no entorno da praca da liberdade e museu Abilio Barreto.

  3. Fernanda,
    Fui a BH fazer uma prova de concurso e passei uma final de semana lá. Aproveite para fazer um passeio turístico pela cidade 🙂

  4. Quando era adolescente ia muito pra BH pq tinha vários amigos de lá, mas nem fazia os passeios turísticos rs! Poucos anos atrás, passei um fds em BH para aproveitar a ida a um casamento na cidade e foi bem legal! Mas nem tive tempo de entrar em nenhum museu da Praça da Liberdade – motivo pra voltar assim que possível!