Uma tarde em Roma: roteiro turístico pela capital italiana

Uma tarde em Roma: roteiro turístico pela capital italiana

Roma, com toda sua história, cultura e atrativos turísticos, é aquela cidade para ser visitada mais de uma vez; aquele lugar onde o antigo sempre se redescobre, por começar pelas escavações do metrô que constantemente são interrompidas por descobertas de verdadeiros tesouros arqueológicos. Se assim não fosse, não seria Roma!!! É ruína para um lado, para outro, e em todos os lugares a história permanece viva. Aquele velho ditado: “Quem tem boca vaia Roma” deveria se transformar em “Quem vai a Roma não vaia Roma”.

Depois da primeira vez que fomos à cidade, já voltamos mais duas vezes só por causa de promoções de passagens aéreas que faziam conexão na capital italiana. Em ambos os casos, resolvemos então não viajar no mesmo dia, mas dormir em Roma e passar pelos lugares que já conhecíamos e que sabemos que vale a pena voltar. Nada de entrar em monumentos ou museus, só andar pelas ruas e admirar a beleza da cidade. No final, acabamos fazendo um tour pelos principais pontos turísticos, meio que sem querer querendo…

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Por coincidência das datas, já passamos dois aniversários de casamento em Roma (quando completamos 6 e 8 anos de casados). Coisa do destino? Quem sabe? Só sei que quanto mais eu vou a Roma, mais eu gosto de Roma!!!

Se você também vai passar pouco tempo na cidade, como um dia ou até mesmo uma tarde, indico esse roteiro que pode ser feito todo a pé. Essas dicas também são úteis para quem vai passar mais tempo na cidade (recomendo 5 dias para quem nunca foi) e pode aproveitar com mais calma os diversos museus e monumentos da Cidade Eterna.

🎟 Compre aqui seus ingressos para as atrações turísticas em Roma – evite filas!

#Coliseu

É o monumento mais famoso da capital italiana e o mais conhecido pelos turistas mundo afora. Inaugurado no ano 80 d.C. pelo Imperador Titus, o local, inicialmente chamado de Anfiteatro de Flávio, tinha capacidade para 50 mil pessoas e foi palco de jogos, espetáculos, lutas e mortes de mais de 20 mil pessoas e 9 mil animais.

Bem pertinho do Coliseu está o Arco de Constantino, monumento também muito antigo (315 d.C.), erguido para celebrar a vitória de Constantino sobre Maxentius.

O Arco de Constantino

O Arco de Constantino

Entramos no Coliseu 8 anos atrás e acho que é um passeio imperdível para quem visita a cidade pela primeira vez. O ideal é planejar a visita em um dia com sol pois há partes internas descobertas.

As filas para entrar no Coliseu costumam ser longas. Por isso, uma boa opção é comprar os ingressos com antecedência ou chegar bem cedo, já que o passeio dura mais de 1 hora. O bilhete de entrada, válido para 2 dias, dá direito à visitação também do Palatino e Fórum Romano.

Na única vez que entramos no Coliseu

Na única vez que entramos no Coliseu

Mas se você não tiver tempo para entrar lá, não se preocupe. Ele está em pé há tantos anos, que você pode deixar para conhecê-lo por dentro em outra oportunidade!

Horários:
08:30 / 16:30 – 2 de janeiro a 15 de fevereiro
08:30 / 17:00 –  16 de fevereiro a 15 de março
08:30 / 17:30 – 16 de março até o último sábado de março
08:30 / 19:15 – último domingo de março até 31 de agosto
08:30 / 19:00 – 1 de setembro a 30 de setembro
08:30 / 18:30 – 1 de outubro até 24 de outubro
08:30 / 16:30 – 25 de outubro a 31 de dezembro

Fechado nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro

Estação de metrô próxima: Colosseo

#Via dei Fori Imperiali

 Essa extensa rua conecta o Coliseu à Piazza Venezia. Construída por ordem do ditador fascista Benito Mussolini, o objetivo dessa via era ligar o símbolo da Roma antiga (Coliseu) ao símbolo da Itália fascista na época (Monumento a Vittorio Emanuele).

É um lugar historicamente muito rico, onde podemos ver ruínas arqueológicas em ambos os lados, tais como o Fórum de Nerva, Fórum de Augustus e o Mercado de Trajano.

A Via dei Fori Imperiali - não tem uma vez que a gente vá a Roma e não passe por lá!

A Via dei Fori Imperiali – não tem uma vez que a gente vá a Roma e não passe por lá!

O Fórum de Augustus

O Fórum de Augustus

Detalhes da Coluna de Trajano

Detalhes da Coluna de Trajano

O controverso Monumento Vittorio Emanuele

O controverso Monumento Vittorio Emanuele

Aos domingos, nenhum veículo transita por essa rua, ficando livre para os pedestres que podem andar com calma, atravessando de um lado para o outro para ver as ruínas. Há planos para que essa via seja aberta somente para os pedestres.

#Piazza Navona

Local onde está situada a embaixada do Brasil, essa praça é muito agradável para caminhar, pois há vários cafés, restaurantes e lindas fontes – Fontana del Nettuno; Fontana dei Quattro Fiumi e Fontana del Moro.

Nas duas últimas vezes que estivemos em Roma era época de Natal e a praça estava cheia de barraquinhas que vendiam um pouco de tudo, desde artigos natalinos, comidas, até souvenirs de Roma e objetos para casa. Algumas pareciam barracas de quermesse, com prêmios para quem acertasse o alvo.

A Piazza Navona durante o Natal

A Piazza Navona na época do Natal

Fontana del Nettuno

Fontana dei Quattro Fiumi

Fontana dei Quattro Fiumi

Apesar de eu gostar muito da Piazza Navona, nessa época de final de ano não achei o ambiente tão agradável por causa das barracas de Natal, que acabaram tirando o brilho da praça.

#Pantheon

Localizado na Piazza della Rotonda, esse edifício de arquitetura greco-romana foi construído entre 118 e 125 d.C. para ser um templo dedicado aos deuses.

O monumento atrai muitos turistas não só pela sua beleza mas também por ser o local onde várias personalidades estão enterradas, dentre eles o pintor Rafael Sanzio. Não é difícil saber o local da tumba de Rafael, pois a aglomeração de pessoas é muito grande que fica até difícil tirar uma foto.

O Pantheon de Roma

O Pantheon de Roma

O interior do Pantheon

O interior do Pantheon

Horários:
Segunda a sábado 09:00 – 19:30
Domingo 09:00 – 18:00
Fechado nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

#Fontana di Trevi

É o lugar que mais gosto na cidade! Essa imensa fonte barroca foi palco da cena mais famosa do filme La Dolce Vita, onde a atriz principal se banhou nas águas desse ícone de Roma, marcando para sempre o imaginário do público.

Situada em um dos aquedutos mais antigos de Roma, a fonte é uma obra recente para os padrões da cidade, tendo o seu projeto sido concluído em 1762. É a fontana mais imponente e um dos maiores cartões postais de Roma e tem como figura central Netuno cercado por dois tritões, que são os mitológicos deuses marinhos.

A LINDA Fontana di Trevi!

A LINDA Fontana di Trevi!

Turistas lotam a Fontana di Trevi dia e noite e encontrar um local para um clique “selfie” pode demorar um pouco. Mas com a imensidão do lugar sempre há espaço para todos.

Muito comum também é fazer um pedido jogando uma moeda na fonte. Se o pedido for realizado, não custa nada voltar ao local para agradecer!! Falando nisso, acabei de descobri que eu já joguei moeda na fonte 3 vezes!!!

Na Fontana

No sentido horário: em 2013, 2008 e 2015. Superstição??? rss

Não sei qual a mágica da cidade, mas não consigo ir na Fontana di Trevi e não jogar uma moeda. E ainda tenho que mostrar a pagação de mico para todo mundo, né? Deve ser por isso que sempre volto a Roma!

#Via del Corso

Essa rua no centro histórico de Roma liga a Piazza Venezzia (onde está situado o Monumento Vittorio Emanuele) à Piazza del Popolo (praça famosa da cidade).

Considerada uma rua larga na Roma antiga, hoje ela tem aproximadamente 10 metros de largura e 1,5 km de extensão. É uma rua importante, com muitos pontos turísticos importantes próximos, como o Pantheon, a Fontana de Trevi e a Piazza di Spagna.

#Piazza di Spagna

Leva esse nome por ser o lugar onde está situada a embaixada da Espanha e é local de encontro de turistas e romanos, que se reúnem principalmente nas escadarias – Scalinata della Trinità dei Monti (Scalinata di Spagna).

Essa escadaria liga a Igreja de Trinità dei Monti à Piazza di Spagna e há quem diga que é a escada mais larga da Europa. Bem no centro da praça há ainda a Fontana della Barcaccia, uma fonte barroca projetada por Bernini em 1629, e na parte sul está a Colonna dell’ Imacolata, uma coluna que foi erguida em 1857 e tem a imagem da Virgem Maria no topo.

A Scalinata di Spagna

A Scalinata di Spagna

Estação de metrô próxima: Piazza di Spagna

#Via dei Condotti

Localizada bem em frente à Scalinata di Spagna, essa movimentada rua é o símbolo da moda de Roma, com muitas lojas de marcas mundialmente renomadas, tais como Gucci, Louis Vuitton, Cartier, Dolce & Gabanna, Dior, Salvatore Ferragamo, Mont Blanc, Prada, Valentino, Hermes e Bulgari, dentre outras.

Andar por essa via é ser “bombardeado”de puro luxo que, para muitos dos que passam por lá, vira apenas mais um local para tirar fotos. Já os mais afortunados fazem desse shopping a céu aberto um local de compras (e que compras!).

O que acho interessante nessa rua é que, assim como em Paris e outras capitais europeias, podemos ver lojas de grandes marcas nas calçadas, muito diferente do Brasil, onde, quando vemos lojas renomadas, estão nos shoppings cercadas de seguranças.

# Piazza del Popolo

A praça do povo, em português, é uma área de pedestres que levou três séculos para ser construída. Durante muito tempo esse foi o local de execuções públicas na cidade.

A Piazza del Popolo está situada no encontro de três ruas – Via del Babuino, Via del Corso e Via di Ripetta – e por isso essa entrada da praça é conhecida como “Tridente”.

As igrejas "irmãs gêmeas"Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli

As igrejas “irmãs gêmeas”Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli

No local, há um obelisco egípcio erguido no centro da praça com quatro fontes na sua base, a Fontana de Nettuno, as Igrejas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, a Porta del Popolo e a Igreja Santa Maria del Popoli (local onde Nero morreu e foi sepultado).

Estação de metrô próxima: Flaminio

Como foi dito no início do post, Roma é uma cidade para ser visitada mais de uma vez e esse roteiro foi o que eu consegui fazer em uma tarde na cidade. Detalhe: só pegamos metrô do nosso hotel até o Coliseu e visitamos todos os outros pontos a pé.

Durou pouco, mas valeu muito a pena e me fez querer voltar mais vezes à Cidade Eterna. Roma é uma cidade antiga e ao mesmo tempo muito viva, que eu gosto mais cada vez que volto e que me faz pensar que cada pedrinha que eu possa topar pode ter séculos de história para contar!

*Dica: se você é portador de necessidades especiais, saiba que você tem entrada gratuita em todas as atrações turísticas de Roma, inclusive no Museu do Vaticano. Além disso, um acompanhante seu também não paga pelas entradas.

Leia também:

Como é voar pela Alitalia

Como ir dos aeroportos de Roma ao Centro

Dica de hotel de luxo no centro de Roma

Dica de hotel fora do centro de Roma

Onde tomar um drink em Roma

Dica de onde comer pizza em Roma

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

22 Comentários

  1. Ai, ainda não conheço Roma!!! Ano passado quase fui, mas desisti da ideia pq descobri q a fonte estava em reforma e é o que eu mais quero conhecer!!! rs ai mês passado fui pra Italia pela 1a vez, mas voo por Milão e aí decidimos nos concentrar só no norte do país pra conhecer melhor e não chegamos até Roma!

  2. Amei o post! Se eu contar nas sortes que eu dei quando fui a Roma, você não acredita, Gabi!
    Primeiro que fui num sábado de trem de Veneza pra Roma. Aos sábados o trem é 2×1: você compra um ticket e ganha outro.
    Segundo que no domingo saí pra turistar, e descobri que naquele domingo (acho que são todos os primeiros domingos de cada mês) vários atrativos tinham entrada GRATUITA, como o Coliseu e vários outros.
    Não bastando, eu estava toda tristinha porque cheguei lá e a Fontana di Trevi estava em reforma, feinha que só. Aí no meu último dia, antes de ir pro aeroporto, passei por lá de mochila nas costas e tudo para uma última tentativa de ver a Fontana reaberta. E você acredita que justo naquele dia era a reabertura, ela estava linda, branquinha, parecia um sonho. Ela estava fechada há meses!!! Fiquei tão feliz, que nem criança, que comecei a tirar fotos, depois dei um jeito de chegar pertinho dela. Aí um seguidor me contou que o Jornal Nacional estava passando a reinauguração da Fontana.. E lá estava eu aparecendo na TV tirando várias selfies! kkkkkkkkkkk
    Por essas e outras Roma tem um espacinho especial no meu <3

    • Quanto coisa boa em uma viagem só, hein?? Não sabia dessa do trem 2×1, mas já peguei primeiro domingo do mês (em Nápoles) e entrei sem pagar em várias atrações. É massa, né?
      Sempre tive sorte de pegar a Fontana funcionando. E você deu a maior sorte de estar lá bem no dia da reinauguração!
      Assim não tem como não gostar de Roma rss