Pastel de Belém: um gostinho de Portugal

Experimentar os famosos Pastéis de Belém faz parte do roteiro turístico da maioria das pessoas que visitam Lisboa. Nem sempre tudo que é turístico é necessariamente bom e, para o turista de primeira viagem saber o que o agrada ou não, o ideal é fazer o roteiro básico e provar a comida típica em cada lugar.

Se a comida local não me agrada, entendo que valeu a pena apenas por “obrigação turística”. Mas, se aquele novo sabor me cativa, o local e o gosto da comida ficam para sempre guardados na minha lembrança.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Foi o que aconteceu quando experimentei os deliciosos Pastéis de Belém! Comi o doce pela primeira vez em 2000 e, a partir de então, todas as vezes que vou a Lisboa tento enfrentar as longas filas para apreciar esse gostosura, que tem um sabor especial. Meu esposo, por sua vez, não acha o doce nenhuma maravilha da gastronomia e somente vai ao local para me acompanhar – mas sempre acaba comendo algum!!

Uma de minhas visitas ao local (janeiro/2008)

Uma de minhas visitas ao local (janeiro/2008)

A última vez que comi o pastel (dezembro/2013)

Apreciando mais uma vez o pastel (dezembro/2013)

Sobre a origem do doce, a história contada é de que, após a revolução Liberal de 1820, todos os conventos de Portugal foram fechados e todos os clérigos e trabalhadores expulsos. Na tentativa de sobreviver, alguém do mosteiro começou a fazer e vender os doces, utilizando a antiga receita do convento dos Jerônimos.

Os doces ficaram conhecidos como Pastéis de Belém pelo fato da fábrica estar situada na região de Belém, em Lisboa. O local, conhecido também como a antiga confeitaria, está situado próximo a outros cartões postais da cidade como o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém.

No interior da fábrica é possível ver um pouco a produção dos doces mais famosos da casa

No interior da fábrica é possível ver um pouco a produção dos doces mais famosos da casa

Há opção de comprar os pastéis no balcão para levar, ou comê-los dentro da confeitaria. Em ambos os casos geralmente há longas filas e fica a critério de cada um se deseja sentar para apreciar a iguaria no salão ou comprar para comer fora.

Dentro da fábrica é possível ver um pouco da fabricação dos pastéis, que seguem a tradição e são produzidos artesanalmente, mas nem adianta perder tempo tentando descobrir a receita porque essa é guardada a 70 chaves! Ouvi dizer que quem entra para trabalhar no local faz um juramento e assina um termo de compromisso de não divulgar a receita.

O interior do café

O interior do café

Apesar do mistério sobre a receita, o que se sabe é que o pastel é uma massa folhada com um recheio cremoso à base de creme de leite fresco (nata), gemas de ovo e açúcar. Para o meu paladar, o açúcar do recheio do pastel é na quantidade ideal e não o considero exageradamente doce.

Os pastéis são servidos ainda quentes e polvilhamos açúcar fino e canela por cima, o que dá um gostinho especial.

Pastel de Belem com canela e acucar

Prontos para comer: com açúcar e canela por cima!

Os doces não custam caro, algo em torno de 1,50 a 2 euros, cada. Se você só quiser apenas provar o doce e não perder muito tempo, basta parar no balcão para comprar!

Endereço: Rua de Belém nº 84 a 92, 1300 – 085 Lisboa, Portugal.

E você? Já teve a oportunidade de comer esses deliciosos docinhos ?

O que achou?

Leia também:

Top 10 atrações turísticas em Lisboa

Roteiro de 2 dias por Cascais e Sintra

Portugal de carro: visite Fátima, Batalha, Alcobaça, Nazaré e Óbidos

Porto além dos seus famosos vinhos

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

8 Comentários

  1. Camila

    Que delícia de post!!!

  2. Deve ser muito gostoso!!!hummmm

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »