Pompeia: a cidade devastada pelo vulcão

Pompeia: a cidade devastada pelo vulcão

Situada a 22km de Nápoles, Pompeia é uma cidade que parou no ano 79 d.C., com a erupção do vulcão Vesúvio, e toda a arquitetura, esculturas, pinturas e mosaicos até hoje vêm sendo descobertos.

Um breve relato sobre o passado de Pompeia

Não se sabe o mês exato em que o vulcão entrou em erupção e atingiu a cidade, mas toda aquela cultura do Império Romano que ali estava guardada se manteve intocada por mais de 1600 anos. Por causa da tragédia natural, a cidade ficou coberta de cinzas e pedras, o que fizeram com que o lugar ficasse preservado até 1748, quando as escavações começaram.

Desde que começaram os trabalhos no sítio arqueológico, descobriu-se muita coisa a respeito do modo de vida das pessoas naquela época a partir dos objetos encontrados, além das pinturas das casas, das placas e corpos petrificados. Hoje Pompeia é patrimônio mundial da UNESCO, sendo uma das maiores atrações turísticas da Itália.

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Ruinas de Pompeia

Pinturas, colunas, placa e anfiteatro – sim, isso tudo está em Pompeia!

#Como chegar a Pompeia?

Partindo de Roma, é possível ir de trem até Pompeia. O preço das passagens varia de acordo com o trem em que você deseja ir. Os trens Regionale têm as menores tarifas e conseguimos trechos na faixa de 20 euros. Dependendo do trem escolhido, a viagem pode ter duração de 2 a 3 horas e meia, com uma parada em Nápoles para a troca de trem.

Você pode verificar as tarifas no site do Trenitalia. Se desejar comprar as passagens na hora, mesmo assim verifique os valores encontrados na internet.

Algumas vezes os valores vendidos no balcão são muito mais altos, pois os funcionários dos guichês provavelmente tentarão vender as passagens mais caras. Nesse caso, você tem a opção de comprar as passagens nas máquinas que ficam nas estações de trem. É claro que os trens mais baratos são mais simples, mas não vejo muita vantagem pagar tão mais caro para fazer uma viagem curta em trem luxuoso.

Luciana, do blog Roma pra Você, escreveu um post bem explicadinho de como chegar em Pompeia saindo de Roma. Vale a pena conferir!

Estacao de trem em Pompeia

A estação de trem de Pompeia

A entrada do sítio arqueológico fica a aproximadamente 700 metros da estação ferroviária da cidade ou seja, dá tranquilamente para  ir andando até a entrada do lugar.

🎟Compre ingresso antecipado para visitar Pompeia e evite filas!

#Passeio pelo sítio arqueológico

O local que ficou encoberto pela lava do Vesúvio é, hoje, um lugar separado de outras partes da cidade. Pompeia é uma cidade como outras da Itália, com casas, praças, jardins e centro comercial, mas a área na qual a Roma Antiga ficou escondida por mais de 1600 anos é um espaço fechado e para ter acesso é necessário comprar ingresso.

O trabalho de escavação que vem sendo feito durante todo esse tempo é de descoberta das pessoas que ali moravam, seus hábitos e o que era cada parte da antiga cidade. O sítio é muito extenso e nos caminhos por onde podemos percorrer há partes de chão de terra e outras de pedras. Ou seja, leve sapatos confortáveis porque a caminhada é longa e o chão é irregular.

Ruas de Pompeia

As ruas de Pompeia são assim!

Quando compramos os ingressos, recebemos um mapa com a planta da escavação arqueológica de Pompeia. Não há guias no local, e todo o percurso é feito a pé e, para entender cada lugar, os turistas devem procurar informações no mapa que recebemos na entrada. Em várias construções há pequenas placas informando os donos das casas na época.

O trabalho de escavação é contínuo e não podemos entrar em todos os lugares. Como as casas não têm portas nem janelas, podemos ver boa parte do seu interior, mas não podemos entrar em todas. Os mosaicos nos chãos e pinturas nas paredes chamam a atenção. Vimos muitas pinturas nas paredes que nos lembram imagens sacras de santos e anjos.

Pelos mosaicos encontrados nos pisos, concluímos que os habitantes da antiga Pompeia gostavam de animais. Vimos desenhos de pássaros e de cachorros, os últimos sempre de coleiras.

Mosaicos de Pompeia

Os mosaicos estão lá até hoje!

Podemos ver também cozinhas de algumas casas, com um sistema de forno no qual faziam vários buracos na pedra para receber a lenha quente e assim poder cozinhar. Vimos também como funcionava o sistema de distribuição de água, pois havia buracos no chão para captar e distribuir água.

Cozinhas em Pompeia

As cozinhas das casas em Pompeia

O momento mais esperado do passeio era ver os corpos petrificados. Eu já havia lido em livros e ouvido minha avó contar estórias sobre o momento em que a lava atingiu a cidade. Segundo minha amada avó, as pessoas haviam sido atingidas no momento em que elas estavam fazendo coisas comuns, umas dormindo outras cozinhando, etc…

Bem, eu assisti a documentários sobre a tragédia e aprendi uma história um pouco diferente, menos dramatizada. Segundo pesquisadores, antes da erupção, houve vários abalos sísmicos e muitas pessoas conseguiram fugir. No momento em que o vulcão começou a expelir lavas, a população já estava em pânico, tentado se salvar. Ou seja, as pessoas já estavam desesperadas, não sendo crível que alguém ainda continuava trabalhando normalmente no momento da tragédia.

Em diferentes partes do lugar, podemos ver corpos de pessoas que foram cobertas pelas lavas do vulcão. O material vulcânico acabou petrificando esses corpos.

Corpos petrificados Pompeia

Alguns corpos petrificados em Pompeia

Ver esses corpos petrificados foi um pouco assustador, pois é difícil imaginar o desespero dessas pessoas, que não deve ter durado muito tempo, já que grande parte morreu intoxicada com os gases expelidos pelo Vesúvio.

Há, ainda, uma espécie de depósito onde estão sendo catalogados os objetos encontrados. Muitos potes de cerâmica estão lá, além de mais corpos humanos e até mesmo de um cachorro petrificado.

Acervo Pompeia

Material que está sendo catalogado e mais corpos petrificados: de uma pessoa e de um animal

Passeando por Pompeia, tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a vida dessas pessoas que viveram no local há mais de 1000 anos e ver não só um pouco da arquitetura das casas como também de toda uma cidade que sumiu do mapa por tanto tempo!

Pompeia Italia

Mais imagens de Pompeia

No meio desse cenário de destruição ainda podemos ver o responsável pelo desaparecimento de toda uma sociedade, lá no alto, embelezando a paisagem. 

O vulcão Vesúvio pode acordar a qualquer momento!

O vulcão Vesúvio pode acordar a qualquer momento!

Informações úteis

Acesso: Porta Marina, Piazza Esedra e Piazza Anfiteatro

Horários: 1 de abril a 31 de outubro todos os dias das 08:30-19:30
1 de novembro a 31 de março todos os dias das 08:30 – 17:00

Para informações atualizadas sobre valores, horários e como chegar, acesse o site oficial da atração.

O que achamos do passeio por Pompeia?

Sem dúvida de que valeu muito a experiência! É um verdadeiro mergulho na história. O melhor de tudo é que podemos ver ainda muita coisa de como era a cidade antes da erupção, tocando o imaginário dos turistas que têm a oportunidade de ver tudo aquilo de perto.

É um passeio que pode ser curtido por pessoas de todas as idades, mas vale lembrar que as calçadas são irregulares e por isso requer mais atenção das pessoas com crianças muito pequenas ou daquelas com dificuldade de locomoção.

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

4 Comentários

  1. Quanta riqueza de uma história de destruição!!! Imagino quantas informações os antropólogos buscam nesse local. Fiquei encantada o fogão dessa época, buracos feitos nas bancadas!!!!