Natal Luz de Gramado: a maior celebração de Natal do Brasil

Natal Luz de Gramado: a maior celebração de Natal do Brasil

Situada a aproximadamente 120 km de Porto Alegre, Gramado é, sem dúvida, a cidade mais turística do Rio Grande do Sul e está entre as mais importantes do Brasil no quesito turismo.

A cidade atrai turistas porque é o palco do Festival de Cinema; na época da Páscoa, pelo fato do lugar abrigar fábricas de chocolate; durante o Inverno, por causa da temperatura que não encontramos em outras partes do Brasil; e nas festas de fim de ano por conta do Natal Luz. Ou seja, é uma cidade que investe no turismo durante todo o ano.

🚗Faça uma cotação de aluguel de carro aqui e garanta as melhores tarifas

A entrada de Gramado

A entrada de Gramado

Já tive a oportunidade de visitar Gramado em momentos diferentes: na páscoa e durante o Natal Luz, a festa mais importante da cidade. Nos meses de outubro a janeiro a cidade se transforma e a decoração natalina toma conta do lugar.

#Natal Luz: entre os meses de outubro e janeiro

O evento é conhecido pela belíssima decoração natalina, quando a cidade inteira entra no clima das festas de fim de ano, e por todos os lugares, tudo é extremamente bonito e iluminado.

Andar pelas ruas de Gramado já é uma grande atração, pois em vários locais há apresentações gratuitas de música e dança, e as vitrines das lojas são decoradas com muito esmero.

Exposição de renas decoradas

Exposição de renas decoradas

#Planeje com antecedência

Essa é a época do ano em que a cidade recebe mais turistas e todos os hotéis ficam lotados, além de as tarifas serem mais altas do que em outros períodos. Mesmo tendo planejado com antecedência de 3 meses, encontrei poucas opções de hotéis disponíveis e todos eram muito caros. Só para se ter uma ideia, nos hospedamos em uma pousada, a mais barata que encontrei, que cobrava R$ 550,00 a diária (em outubro de 2013). Detalhe: a pousada foi uma das piores que já me hospedei na minha vida.

Apesar de muito bem localizada, as instalações do local deixavam muito a desejar, tanto na arrumação quanto na limpeza.

🏨Encontre agora as melhores opções de hotéis em Gramado com o nosso parceiro Booking.com – você não paga nada a mais por isso e a gente recebe uma pequena comissão! 

Por isso, caso você queira se hospedar em Gramado durante o evento, é muito importante que haja um planejamento prévio para que você consiga conciliar uma hospedagem de qualidade com tarifas mais baixas.

#O clima de natal é contagiante

Impossível esquecer, mesmo que seja por segundos, que o natal é o que prevalece. Além da decoração das lojas, por todos os cantos da cidade há símbolos que nos lembre dessa época do ano.

O carro de Papai Noel - as crianças ficam loucas!

O carro de Papai Noel – as crianças ficam loucas!

A rua coberta, repleta de lojas e restaurantes

A rua coberta, repleta de lojas e restaurantes

É uma boa ocasião para entrar no clima natalino e fazer umas comprinhas nas lojas de chocolate espalhadas pela cidade. Acredito que essa seja uma opção econômica de comprar lembranças de natal, já que há chocolates em diversos formatos e com preços para todos os bolsos.

Impossível não apreciar as vitrines das lojas

Impossível não apreciar as vitrines das lojas

#Esteja preparado para chuva e baixas temperaturas

Gramado fica na Serra Gaúcha, uma das regiões mais frias do Brasil, e não é rara a ocorrência de chuvas e a consequente baixa de temperatura, mesmo na primavera/verão. Já ouvi relatos de amigos que enfrentaram cancelamento de shows ao ar livre por causa de chuva e outros que relataram sentir frio quando visitaram a cidade nessa época.

Enquanto estive na cidade, choveu durante todo o final de semana e tive que comprar capa de chuva para poder aproveitar os passeios ao ar livre.

Mini Mundo: uma das grandes atrações da cidade!

Mini Mundo: uma das grandes atrações da cidade!

Durante a noite, a temperatura caiu e ficou em torno de 14ºC, algo incomum para os brasileiros, ainda mais se levarmos em conta que o verão já estava se aproximando.

# Atrações Gratuitas

Durante esse período há diversas atrações acontecendo todos os dias:

PARADA DE NATAL: desfile com banda e personagens natalinos que ocorre todas as tardes pela cidade.

SHOW DE ACENDIMENTO: todas as noites, acontece um show no qual acendem todas as luzes da cidade, inclusive de uma grande árvore de natal, que fica no centro de Gramado.

O show de acendimento

O show de acendimento

ÁRVORE CANTANTE: coral de crianças e bailarinas, na rua coberta.

CONCERTOS DE NATAL: orquestra que se apresenta na rua coberta.

RUA DOS QUEBRA-NOZES: exposição com réplicas de soldadinhos quebra-nozes, na Av. das Hortênsias.

TOUR DE NATAL: passeio em uma jardineira pelos locais onde acontecem os espetáculos do evento. O veículo sai todos os dias da frente do Palácio dos Festivais.

VILA DE NATAL: Um espaço com diversas barraquinhas de artesanatos e produtos de natal, com um local para espetáculos, corais, teatros de bonecos e a casa de Papai Noel. É um lugar muito interessante para levar a criançada.

A entrada da Vila de Natal é gratuita

A entrada da Vila de Natal é gratuita

#Atrações pagas

Além de diversas atrações gratuitas há também atrações pagas, dentre elas as principais são:

GRANDE DESFILE DE NATAL: O espetáculo acontece na Av. das Hortências, com duração de 1 hora. Ocorre em datas variadas, mas normalmente às quintas e domingos.

REENCONTROS DE NATAL: Ópera a céu aberto no Lago Joaquina Rita Bier, com shows de fogos de artifício, águas e raios laser.

NATAL PELO MUNDO: Um espetáculo com apresentação de atores, dançarinos, patinadores e cantores.

A Fantástica Fábrica de Natal

A Fantástica Fábrica de Natal

* As atrações pagas e gratuitas foram as que visitamos na época da nossa viagem. A organização do evento pode ter feito qualquer alteração na programação.

Os ingressos podem ser adquiridos através da internet e só é necessário imprimir o voucher e trocar pelo ingresso oficial no ExpoGramado, na posse de um documento de identificação.

Acesse o site do evento Natal Luz para comprar os ingressos e fique por dentro de toda a programação, valores e horários.

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

8 Comentários

  1. Boa noite, Gabi. Será que os e-mails da reserva do hotel servem como comprovante? Pois o Booking.com me enviou somente um comprovante de alojamento , e nem o meu nome aparece no mesmo.

  2. Ola Gabi, vou viajar agora ida 29 pra Alemanha mãos vou somente com passagem de ida com passaport e carta convite, será que vou ser barrada na imigração? Por favor aguardo sua resposta,

  3. Gabi …
    A 5 anos atrás nao deixaram eu entrar na Espanha, mas vim embora e não tive meu passaporte carimbado com o selo de deportadação , depois de 5 anos estou voltando pra Europa e indo para Italia ,será que eu terei problemas para entrar na Italia??

  4. A cidade fica muito cheia mesmo. Mas é tão lindo! Só indo mesmo para tirar suas próprias conclusões se vale ou não a pena ir.

  5. Pelas fotos deve ser realmente lindo! Tipo estar no Parque da Disney..tudo muito lúdico e mágico! Quando fui ano passado em Junho amei Gramado..um lugar que gostaria de voltar..mas o próprio guia que estava conosco nos disse que essa época do Natal Luz a cidade fica muito desconfortável..muito cheia, restaurantes lotados e com filas imensas de espera…Uma amiga minha também foi e disse que se não fosse tão lindo tudo o que ela viu, teria odiado o passeio. Bom..tem que ver pra experimentar né?!! Boa dica do hotel..ou seja..pelo menos 6 meses de antecedência!!