Praia de Genipabu em Natal

Rio Grande do Norte: Natal e Pipa

Rio Grande do Norte é um estado para ser visitado em qualquer época do ano, pois lá não há tempo ruim. Sempre ensolarado, o estado potiguar é aquele lugar que todo turista fala bem. Natal, a capital, é uma cidade organizada, limpa e segura, e os natalenses são muito hospitaleiros.

Para aqueles que pretendem visitar Natal e não vão de carro, indico que alugue um. Não por falta ou insuficiência de transporte público, mas porque há praias maravilhosas, que são um pouco distantes, cuja visita é indispensável.

Praia de Ponta Negra: Começando o passeio pela capital, como toda cidade costeira do nordeste, uma andada pela orla é sempre bem vinda. A Praia de Ponta Negra tem o privilégio de ter um dos cartões postais da cidade – o Morro do Careca. O local leva esse nome por ser uma duna cercada de vegetação, o que lembra, literalmente, a cabeça de um homem careca. Não é possível andar pela duna, por questões de preservação ambiental, mas a linda vista do lugar pode ser apreciada de diversos pontos da praia.

O Morro do Careca e a linda praia de Ponta Negra

Forte dos Reis Magos: Após a visita à Praia de Ponta Negra, siga a orla em direção ao norte e você poderá visitar a fortaleza, construída menos de um século depois do descobrimento do Brasil (1598), que funciona atualmente como museu.

A vista do forte pelo lado de fora já impressiona, por ser uma construção branca, com formato de estrela e rodeada pelo mar, formando um visual paradisíaco.

A guarita/ A piscina natural que forma fora do forte/Visão de dentro do forte/Prisão subterrânea

Logo na entrada da fortaleza há um buraco no teto. O guia disse que através desse buraco se jogava óleo quente nos invasores.

O buraco no teto e o amigo primata que encontramos

A entrada custou R$ 3,00 e os guias explicam toda a história do local. Do lado de dentro da construção há a oportunidade de visitar a sala geral da fortaleza, a prisão, ver o armamento da época, canhões, bonecos que representam os soldados e uma capela que abriga as imagens dos três reis magos.

Forte dos Reis Magos

Acervo do forte

A capela com as imagens dos três magos e um dos canhões

No interior da fortaleza pode-se ver a moderna Ponte Newton Navarro, que faz a ligação entre a zona norte, com a zona leste e litoral sul.

A ponte vista de dentro do forte

E do lado de fora!

 

Bem perto da ponte está localizada a Praia da Redinha, local com barraquinhas rústicas que servem ginga com tapioca – um peixe frito que é colocado dentro da tapioca.

Praia de Genipabu: A famosa praia é relativamente próxima à Redinha. Com suas enormes dunas, a impressão é de que o deserto se encontrou com o mar. E para incrementar a atmosfera desértica, os turistas podem fazer passeios em cima dos dromedários.

Praia de Genipabu

Dentre as variadas opções de Genipabu, o passeio de buggy pelas dunas é um dos mais requisitados. Já estive quatro vezes em Natal e nunca fiz esse passeio, mas todas as pessoas que conheço, inclusive minha mãe, adoraram!

Atenção: Não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o litoral nordestino, é comum a presença de vendedores ambulantes, principalmente nos pontos turísticos. Essa é uma realidade da região e nós, nordestinos, estamos mais que acostumados. Entretanto amigos de outras partes do Brasil contaram que se incomodaram com isso. Caso não tenha interesse no que está à venda, diga que não quer e pronto. Não se afaste para praias mais desertas, o que pode ser perigoso, ainda mais para quem não conhece o lugar. 

Restaurante Mangai: Aqueles que não dispensam uma boa comida típica na viagem não podem deixar de visitar o Restaurante Mangai. Pense num buffet a quilo tão variado que você não sabe o que colocar no prato e na típica comida nordestina de dar água na boca. Pensou? Não adianta só imaginar, tem que almoçar um dia no Mangai para ver o quanto é bom.

O restaurante é decorado ao estilo genuinamente nordestino, os garçons e garçonetes estão vestidos de Lampião e Maria Bonita, além da comida ser inexplicável de tão saborosa.

Eu e Fabrício de Lampião e Maria Bonita/Decoração interna/As redes que ficam na parte de trás para quem quiser cochilar depois da refeição

Essa foi a primeira vez que estive no Mangai. Dois anos depois voltei lá e vi vários ônibus de excursões deixarem o restaurante com filas intermináveis de turistas.

Um tempo depois, fiquei sabendo que a matriz do restaurante fica em João Pessoa, e que tem filiais em Natal e Brasília. Lógico que quando estive em Brasília, há dois anos, tive que almoçar no Mangai. Muito bom mesmo e recomendo a todos!

O maior cajueiro do mundo: Bem perto de Natal, no município de Parnamirim, está localizado o maior cajueiro do mundo. O cajueiro é tão grande, que é difícil compreender como uma só árvore pode envolver uma área tão extensa.

Para visitar o cajueiro paga-se um valor em torno de R$ 3,00 e há uma trilha para passear por debaixo dos galhos da árvore.

Há um mirante onde é possível ver a árvore de cima

Após pelo menos três dias para aproveitar as atrações de Natal e proximidades, não deixe de ir a Tibau do Sul. Nesse município está localizada a famosa Praia dos Golfinhos, Praia do Amor e Praia de Pipa.

Praia dos Golfinhos: Há mirantes nos quais você pode esperar para ver os simpáticos golfinhos darem o ar da graça ou, se eles não aparecerem, pelo menos apreciar a vista do deslumbrante mar azul.

Não consegui tirar foto dos golfinhos, mas o azul do mar saiu bem na foto!

Praia do Amor: Considerada muito boa para a prática do surf, a praia é conhecida pelas suas falésias que são sua grande atração.

Falésias cor de terra + azul do mar = visual fantástico

Praia de Pipa: E a famosíssima praia é aquele lugar para você relaxar e esquecer de qualquer problema. Não é por acaso que o lugar ficou tão conhecido.

O local é tão bonito e agradável que dá vontade de ficar vários dias por lá. Suas águas limpas e mornas são o convite para passar o dia com o corpo submerso.

Praia da Pipa

A região tem uma boa infraestrutura com diversos hotéis e pousadas, restaurantes e bares. Tudo muito aprazível, mas com preço para turista.

Se para você férias significa praia, calor e dias calmos – não perca a chance de conhecer o Rio Grande do Norte.

É impossível se arrepender!

Organize sua viagem com a gente:

🏢 Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

🏥 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor seguro para as suas necessidades.

📱Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em até 140 países! Você recebe o seu chip da Easysim4u em casa e viaja conectado.

🚘 Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

💵 Faça uma cotação de moeda estrangeira, encontre as melhores taxas de câmbio e compre euro, dólar, libra e outras moedas estrangeiras aqui.

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente 😉

5 Comentários

  1. Obrigada Letícia!
    Já que você estava pensando em ir a Natal nas férias, aproveite e arrume as malas. É um lugar espetacular!
    bjs

  2. Anônimo

    Muito legal o seu blog Gabriela!!
    Boa sorte no seu projeto!
    Beijo, Letícia

  3. Achei interessante! Não conhecia, mas agora ela ficará na minha lista de favoritos. 🙂

  4. Olha so, Gabi… Fui tomar um cafe no final da tarde hoje e me deparei com um exemplar dessa revista. O numero trazia reportagens sobre destinos incriveis!

    http://www.internationaltravellermag.com

Trackbacks for this post

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados * *

Translate »